quarta-feira, 12 de março de 2014

Policlínica: a mais nova conquista de Aquiraz




A policlínica em Aquiraz já está na negociação do governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Para ampliar ainda mais a nova rede de assistência à saúde, garantindo à população de outros municípios e regiões o acesso a consulta com especialistas e a exames complexos, a Secretaria da Saúde do Estado iniciou as conversações com a missão do BID que vai elaborar o perfil do programa na segunda fase, que além da policlínica tipo I em Aquiraz inclui uma policlínica também tipo I em Ipu, uma tipo II no Crato e o Hospital Regional do Maciço de Baturité. Assim, aumentará para 24 o número de policlínicas construídas pelo governo do Estado e para cinco o total de hospitais regionais.
Com a policlínica, a população de Aquiraz terá, perto de casa, consultas com especialistas em pelo menos 10 áreas da medicina: cardiologia, cirurgia geral, ginecologia, mastologia, gastroenterologia,urologia, traumato-ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia e clínica geral. A população também receberá atendimento em outras áreas, como fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. Só para se ter uma ideia dos serviços que os moradores terão na policlínica, há uma sala específica para o tratamento do pé diabético. No salão da fisioterapia, os pacientes terão equipamentos modernos e profissionais especializados para cada tipo de tratamento.
A garantia do acesso a exames complexos, sem necessidade de vir para a capital, é uma dos principais benefícios da policlínica. A população fará eletrocardiograma, ecocardiograma, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ergometria, audiometria. Somente na aquisição dos modernos equipamentos para realização dos exames são investidos R$4 milhões.
Para o prefeito Antônio Guimarães, ¨a policlínica é uma conquista, que não surgiu de um dia para outro. Lembro como se fosse hoje o dia em que o ex-secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, esteve aqui, no nosso município, no início do ano passado, visitando toda a estrutura da saúde de Aquiraz e constatou a necessidade da construção de uma policlínica para atender os 75 mil moradores¨. O ex-secretário levou essa necessidade ao governador Cid Gomes. Em outubro do ano passado, durante a inauguração da UPA 24 h no Eusébio, o governador falou da construção da policlínica em Aquiraz.

Fonte;
Assessoria de Comunicação
PREFEITURA DE AQUIRAZ
85 3361.1865 – 9644.8830


Nenhum comentário: