sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Dois Irmãos morrem soterrados sob 04 Lajes no Condomínio Alto da Prainha

TRAGÉDIA  NA PRAINHA.

.Um prédio, que havia sido invadido, desabou e deixou duas crianças mortas na manhã desta sexta-feira   (21)  na  Prainha,     em Aquiraz. O acidente aconteceu por      volta das   10h30 na Rua  Lauro  Fernandes  Távora,  722, na localidade  de Alto da Prainha. As crianças de 5 e 10 anos jogavam videogame no momento do desabamento e morreram soterradas nos escombros.

Uma multidão se concentrou no pátio do edifício.

Guarda Municipal de Aquiraz, DEMUTRAN,  03 equipes da Polícia militar, 02 ambulâncias do SAMUe 02 equipes do corpo de bombeiros deram suporte após a tragédia.
Os meninos ficaram debaixo dos escombros neste compartimento no térreo até serem retirados sem vida 4 horas após o sinistro.

 O Corpo de Bombeiros, através do coronel Ricardo, informou que o prédio já está INTERDITADO e, após a perícia, o próximo passo é organizar a entrada das famílias para retirar alguns documentos e pertences. Ricardo também afirmou que um engenheiro irá analisar os outros blocos do condomínio.
 Moradores relatam infiltração em prédio
Conforme moradores, o local apresentava muita infiltração que teria sido ocasionada após o proprietário do 4º andar mexer na caixa de água e danificar a estrutura do edifício.  Yaslia Camara mora no prédio há 6 meses e afirma que há 2 meses começou a observar uma grande infiltração. “Quando a caixa d´água enxia, ocorria vazamento”, afirma. 

                            Equipes de reportagem de vários veículos de comunicação estiveram no local.
 Conforme o líder comunitário, Everton da Prainha, o condomínio possui 6 blocos e cada unidade tem 20 apartamentos. Atualmente, cerca de 100 famílias moram no residencial. O líder também revela que as famílias invidiaram o local buscando fugir da insegurança. 
Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Civil e Prefeitura de Aquiraz estiveram na ocorrência para prestar atendimento. O prédio abrigava 17 famílias sem-teto.
 Os pais e o filho mais novo conseguiram sair ilesos, apenas com ferimentos leves. Os 3 sobreviventes foram levados para o Hospital Municipal de Aquiraz. De acordo com a diretora geral, Daniele Leitão Bezerra, o pai e o filho mais novo já haviam sido liberados e a mãe sofreu pequenas escoriações.  
 Emocionado, Humberto Carvalho, do Núcleo de Salvamento do Corpo de Bombeiros,afirmou que havia muitos escombros sobre as crianças e somente um milagre teria os salvado. 


Grande parte do secretariado municipal esteve no local para prestar solidariedade e o apoio governamental necessário.

Segundo o titular da delegacia da Metropolitrana Aquiraz, Tarcísio Coelho, o prédio tinha 4 andares e todos desabaram em cima do térreo. As crianças, identificadas como Pendro Henrique de Sousa Maciel e Antônio Wiliam de Sousa Maciel, estavam no 1º andar. 

De acordo com a secretária do Trabalho e Assistência Social Katyucia Arrais informou que a Prefeitura está identificando e cadastrando todas as famílias para prestar o devido apoio, e que irá aguardar o laudo da Defesa Civil para saber se todas as famílias sairão do prédio.   

PREFEITURA DE AQUIRAZ DARÁ TOTAL APOIO ÀS FAMÍLIAS.

 A Prefeitura Municipal de Aquiraz diante da tragédia, divulgou nota prestando condolências e deixa claro que dará total apoio às famílias .
A Secretaria do Trabalho e Assistência Social, já providenciou a remoção das famílias para as dependências da Creche da Prainha e para a Escola Rita Paula.
Serão disponibilizados pela Prefeitura 100 colchões, 200 travesseiros e 200 lençóis, além de 60 colchonetes pela defesa Civil do Estado. Também serão instalados quatro banheiros químicos nos dois locais de apoio às famílias.
Profissionais como assistentes sociais, médicos, enfermeiros, farão o acompanhamento dessas famílias até que se encontre um local definitivo para estabelecer os moradores.
Falando em nome do Prefeito da Cidade, Antônio Guimarães, o procurador do município, Davi Sucupira disse que a prefeitura já tem um local em vista e faltam só alguns pontos referentes á legalidade serem  resolvidos para que as famílias sejam removidas para lá.
O Procurador disse ainda que há previsão dentro da Lei para que a prefeitura dê apoio a todas as famílias e ninguém ficará desamparado pelo poder público nesse momento difícil.

O Prefeito de Aquiraz, Antônio Guimarães decretou luto oficial de três dias.

Nenhum comentário: