quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Investimentos trazem mudanças na educação de Aquiraz


Nenhuma frase do escritor Monteiro Lobato ficou mais conhecida do que "Um país se faz com homens e livros". Em Aquiraz, cheia de grandes homens e mulheres, a força dos livros e da educação move, como uma das principais prioridades, a gestão do município. Prioridade que recebe investimentos e já tem importantes indicadores para a Prefeitura Municipal comemorar e compartilhar com a população.



 
Um dos grandes momentos  reunindo 850 educadores aconteceu no início do ano letivo 2014, foi a Semana Pedagógica.

Aquiraz tem 50 unidades de ensino. Desse total, cinco são creches, lugares certos e seguros para os pais deixarem os filhos na hora que saem para o trabalho porque os ambientes são apropriados e os profissionais habilitados. As 45 escolas de ensino fundamental têm, em média, 150 alunos. Três dessas escolas funcionam em tempo integral, com uma média de 75 alunos. São elas: escolas José Raimundo da Costa, na Lagoa do Ramos no distrito de Justiniano de Serpa, a Joaquim de Sousa Tavares, na comunidade Boa Vista, também no distrito Justiniano de Serpa, e a Coronel Francisco Gomes Farias, no Caracara. A assistência é integral. Os alunos são acolhidos logo que chegam com café da manhã. O almoço é na escola. Além do ensino nas salas de aula, os alunos recebem acompanhamento extracurricular, com reforço nas disciplinas de português e matemática. Há ainda atividades de dança, capoeira e xadrez.
Sensível aos apelos dos pais e com a determinação de melhorar cada vez mais a educação, a secretária de educação do município, Terezinha Holanda, afirma que ¨estamos batalhando para ampliar o número de escolas em tempo integral¨. Ela destaca que ¨o município tem dado grande mostra que é possível fazer educação de qualidade¨.
Para o prefeito de Aquiraz, Antônio Guimarães, a integração da educação com secretarias de outras áreas outras: ¨temos buscado fazer um trabalho integrado entre as secretarias e tornar o ensino mais atrativo¨. Ele destaca como exemplo bem sucedido o Prêmio de Cidadania e Educação Fiscal, que estimula para a educação fiscal e contribui para despertar o espírito de cidadania desde cedo, ainda nos bancos escolares. O prefeito lembra também das escolas municipais que foram premiadas no concurso de ¨Contos¨, do Ministério da Cultura e da Festa Literária de Aquiraz, que já entrou no calendário de eventos do município. “Tudo isso nos deixa cheios de orgulho, motivados e ainda mais comprometidos em reforçar os investimentos na educação”, afirma o prefeito.
 
A turma de alunos nas 50 escolas municipais de Aquiraz é grande. São 13.689 crianças na rede municipal de ensino. Na merenda escolar, direito assegurado em todas as escolas, o investimento está em torno de R$2 milhões na aquisição dos gêneros alimentícios. Estão contemplados também os alunos dos programas “Mais educação” e “Segundo tempo”.

Fonte: Site do Município.

Nenhum comentário: