sábado, 25 de janeiro de 2014

Secretaria do Desporto de Aquiraz realiza primeiro Seminário Municipal sobre o Estatuto da Juventude.

A Secretaria  do Desporto e Juventude de Aquiraz contando com a colaboração das secretarias de finanças, assistência social, educação, turismo e da secretaria de planejamento,  realizou na última sexta feira, dia 24, na Casa do Saber,  o I Seminário Municipal sobre o Estatuto da Juventude de Aquiraz.








Cerca de 300 pessoas, a maioria jovens entre 15 e 29 anos estiveram presentes.
Representantes de ONGS, Partidos Políticos, Poder Público e estudantes formaram a diversidade de público.







   Representantes das secretarias municipais.

O Secretário André Luiz  considerou  a participação satisfatória e disse que os jovens se mobilizaram e atenderam ao chamado do poder público municipal para iniciar as discussões em torno dos direitos  da  juventude.

André disse: "A Prefeitura de Aquiraz trata as questões relacionadas à juventude como uma demanda  positiva, já que os jovens deverão ser os grandes agentes do desenvolvimento social, mas para isso acontecer é necessário que estes  tenham o suporte necessário e isso nós, enquanto gestores do município precisamos desenvolver ações intersetoriais, ações em rede e a  orientação do nosso prefeito Guimarães é que devemos nos esforçar para cumprir o estatuto da juventude, mas porém se faz necessário reunir essa juventude, saber o que pensam, como podem contribuir para a efetivação no município dessa lei aprovada no último mês de agosto e que passou  a vigorar a nível nacional".





Secretário André.




Para o prefeito Antônio Guimarães, o Estatuto da Juventude fixa diretrizes para as políticas de juventude, assegura os direitos dos jovens de 15 a 29 anos. “O Estatuto contém um aparato de direitos com o objetivo de assegurar aos jovens, o acesso à  educação, cultura, trabalho, esporte entre outros. Precisamos fazer para a juventude, um plano de articulação institucional e social” assegura o prefeito Guimarães.






 Para o Jovem Alex Almeida Costa, de 19 anos, da comunidade quilombolas, da localidade de lagoa do Ramo,  o jovem precisa de oportunidades para ter acesso aos seus direitos e essa reunião foi importante para o jovem poder se expressar sobre o assunto.

Alex Almeida, da comunidade Quilombolas.

A estudante Ruth  Pires, de 14 anos, da Escola Maria de Castro Bernardo, no Tapuio  salientou a necessidade que os jovens têm de atenção para que possam vivenciar e promover uma cultura de futuro e paz enquanto cumpre seus deveres e usufrui seus direitos e disse ainda, " O estatuto veio conscientizar o poder constituído  que precisa urgentemente voltar sua atenção de maneira mais  elaborada para a juventude e com proposições de políticas públicas que atendam às necessidades  cada vez mais urgentes desse segmento, como educação de qualidade e qualificação profissional para um futuro produtivo que leve esses jovens a ajudar a construir seu país, como cidadãos de bem, com menos corrupção e mais qualidade de vida para os brasileiros".


Ruth Pires, 14 anos e consciência de gente grande.


Já  Saulo Silva, Presidente do  Partido, PPL  em Aquiraz- Partido Pátria Livre falou,  da importância do envolvimento do poder  público municipal  em propor garantias de  direitos  e elogiou a iniciativa do município em ouvir os que os jovens têm a dizer e Luiz Gustavo, o Guga parabenizou as secretarias envolvidas por abrir a discussão com a juventude.

Saulo, Pres. do PPL em Aquiraz  e Guga.


Esteve participando do evento, Jorgelito Bernardo,  o Ito, diretor da ONG, Craques do Futuro de Aquiraz, uma organização que trabalha com crianças e jovens, na faixa etária de 08 aos 18 anos e que foca sua atenção no esporte. 

A equipe da ONG Craques do Futuro

Ele destacou  que o  seminário foi oportuno e necessário para a reivindicação e garantia dos direitos da juventude, ele disse: " É necessário  também lembrar aos jovens que  junto com a gama de direitos eles têm também responsabilidades a cumprir.






Sobre o Estatuto.




O Estatuto  da Juventude que foi sancionado pela presidente Dilma, dia 05 de agosto de 2013 após aprovação no Congresso Nacional faz com que os direitos já previstos em lei, para os jovens entre 15 e 29 anos, como educação, trabalho, saúde e cultura, sejam aprofundados para atender às necessidades específicas dos jovens, respeitando as suas trajetórias e diversidade, além de definir os princípios e diretrizes para o fortalecimento e a organização das políticas de juventude, em âmbito federal, estadual e municipal. Atualmente, existem cerca de 51 milhões de brasileiros e brasileiras considerados jovens, maior número já registrado no País.




Nenhum comentário: