quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Governo do Estado comemora Dia do Ceará com atividades em Aquiraz e Fortaleza

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, comemora na próxima sexta-feira (17) os 215 anos de emancipação do Estado. A programação comemorativa ao Dia do Ceará será realizada no município de Aquiraz, primeira capital do estado, com abertura oficial às 16 horas, na Praça da Matriz, tendo apresentação da banda municipal, e em Fortaleza, com a exposição fotográfica sobre a feitura de rabeca pelo Mestre Vino, luthier de Irauçuba, no Museu do Ceará.


Clique para Ampliar
Interior do Museu Sacro São José de Ribamar., em Aquiraz

O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa que referencia o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799.


A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799. A lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.

Serviço
Comemorações do Dia do Ceará
Data: 
Sexta-feira, 17 de janeiro
Programação

Em Aquiraz
Local: Praça da Matriz 
9h - Visita guiada ao Museu Sacro São José de Ribamar
16 horas - Abertura com a banda de Música de Aquiraz (executando dobrados e MPB)
16h30min - Execução dos Hinos de Aquiraz, do Ceará e do Hino nacional
16h45min - Hasteamento das bandeiras de Aquiraz, do Ceará e do Brasil
17 horas - Homenagem e entrega da Medalha Capitão Mor
17h15min - Palavra do Secretário de Cultura do Estado, do Prefeito de Aquiraz e do Governador do Estado do Ceará
18 horas - Missa na Igreja Matriz de São José de Ribamar
19 horas - Apresentação do humorista Gil Soares
19h30 - Apresentação de Grupo de Cultura Tradicional Popular do Ciclo Natalino

Em Fortaleza 
Exposição fotográfica sobre a feitura de rabeca pelo Mestre Vino, luthier de Irauçuba
Local: Museu do Ceará - Rua São Paulo, 51 - Centro
Horário: 9 às 17 horas

SOBRE O CEARÁ.

O estado do Ceará completará 215 anos de autonomia da Capitania de Pernambuco no próximo dia 17 de Janeiro; vamos saber um pouco mais sobre esse estado brasileiro tão acolhedor.


O Ceará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico a norte e nordeste, Rio Grande do Norte e Paraíba a leste, Pernambuco a sul e Piauí a oeste. Sua área total é de 148.825,6 km², 6 ou 9,37% da área do Nordeste e 1,7% da superfície do Brasil. 
A população do estado estimada para o ano de 2008 foi de 8.450.527 habitantes, conferindo ao território a oitava colocação entre as unidades federativas mais populosas.


A capital e maior cidade é Fortaleza, sede da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Outras cidades importantes fora da RMF são: Juazeiro do Norte e Crato na Região Metropolitana do Cariri, Sobral na região noroeste, Itapipoca na região norte, Iguatu na região centro-sul, Aracati na Região do Vale do Jaguaribe e Quixadá no sertão. Na RMF, cidades importantes como Eusébio, Horizonte, Maranguape, Maracanaú e São Gonçalo do Amarante, sede do Porto do Pecém, incrementam o PIB cearense. Ao todo são 184 municípios.


É atualmente o décimo terceiro estado mais rico do país, sendo o terceiro mais rico do Nordeste. A capital, Fortaleza, é o município com o maior PIB do Nordeste, e o 9º maior do país. O Ceará apresentava, em 2010, a melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste segundo a FIRJAN.


Abriga o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park, na praia do Porto das Dunas, que recebe cerca de 1 milhão de visitantes por ano. O estado também abriga o quarto maior estádio de futebol do Brasil, o Estádio Governador Plácido Castelo (Castelão), que tem capacidade para 67.000 pessoas.


O estado é conhecido nacionalmente pela beleza de seu litoral, pela religiosidade popular e pela imagem de berço de talentos humorísticos. A jangada, ainda comum ao longo da costa, é considerada um dos maiores símbolos do povo e da cultura cearenses. O Ceará concentra 55% de toda caatinga do Brasil. Terra de Rachel de Queiroz, Patativa do Assaré e José de Alencar, o Ceará também descobriu os maiores humoristas do país como Renato Aragão, Tom Cavalcante e Chico Anysio; além do cearense do século, Padre Cícero; e atores famosos como José Wilker, Gero Camilo e Luiza Tomé, além do físico Cláudio Lenz Cesar, participante de experimentos pioneiros do CERN com antimatéria.


O Ceará é conhecido como "Terra da Luz", numa referência à grande quantidade de dias ensolarados, mas que também remonta ao fato de o estado ter sido o primeiro da federação a abolir a escravidão, em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea. Por esse fato, o jornalista José do Patrocínio considerou o estado como "a terra da luz".


O topônimo Ceará tem vários significados, porém o mais conhecido e aceito significa, literalmente, canto da jandaia. Segundo o escritor José de Alencar, Ceará é nome composto de cemo - cantar forte, clamar, e ara - pequena arara ou periquito (em língua indígena). Há também teorias de que o nome do estado derivaria de Siriará, referência aos caranguejos do litoral.

Nenhum comentário: