terça-feira, 30 de abril de 2013

Feriado do dia do Trabalhador.


Supermercados devem fechar.

 



No feriado do Dia do Trabalhador, hoje, os supermercados de todo o Estado não vão funcionar, segundo a Associação Cearense dos Supermercados (Acesu). O sindicato patronal e o dos trabalhadores realizaram uma convenção coletiva para que fosse decidida a folga neste 1º de maio. Por isso, quem for comprar alguma coisa no supermercado deve  deixar para fazer suas compras somente amanhã, quinta feira, dia 2.

Além disso, as lojas dos shoppings centers, do Centro da Cidade e também as que são localizadas na Avenida Monsenhor Tabosa estarão fechadas durante todo o dia de hoje de acordo com informações do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas).

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) funciona em esquema de plantão. Qualquer solicitação deverá ser feita pelo telefone 0800.275.0195.

A Coelce mantém  equipes de plantão em pontos estratégicos em todo o Estado. A Central de Relacionamento fará parte do plano pelo 0800.285.0196.

Para qualquer serviço prestado pela Oi, os seus clientes devem ligar para o 10331, que estará funcionando 24h por dia.

SAIBA MAIS

O que funciona

Farmácias
Padarias
Praças de alimentação de shoppings
Área de lazer dos shoppings
Cinemas
O que não funciona
Lojas dos Shoppings Centers
Lojas do Centro
Supermercados
Mercado Central
Bancos
Universidades
Escolas
Repartições públicas municipais e estaduais
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Plantões
Cagece - 0800.275.0195
Coelce - 0800.285.0196
Oi - 10331

Mercadinho Wil Rose agora é Rede Super Nossa

Localizado na divisa da Chácara da Prainha com Tabajaras, o Mercadinho Wil Rose adota a partir desta quarta, dia 01 de Maio, o sistema de associado com uma Rede de Supermercados, a Rede Super Nossa.
Veja o que diz o Proprietário dom estabelecimento, Sr. Wilson.

Vereador Ney Pires faz resumo da Sessão de 30.04.

Ney elogiou o Secretário de Planejamento por tê-lo recebido muito bem e sido favorável aos esforços do vereador de trazer de imediato 03 empresas para Aquiraz.

Audiência Pública discute recursos do Pré Sal para a Educação.

Uma série de audiências Públicas estão acontecendo pelo Brasil para discutir o uso dos recursos provenientes dos royalties do petróleo para a educação do país.

Em Aquiraz a audiência proposta pelo vereador Ronaldo Lima,  do PT aconteceu na última terça, dia 29 de abril na Câmara Municipal e trouxe o Deputado Federal e  Professor Artur Bruno, também do PT.
Participaram ainda da  reunião, a secretária da educação de Aquiraz, Terezinha Holanda e  a diretoria do Sinsepuma, representada por Ozaneide de Paulo, além dos vereadores, Ricardson Santana e Cláudio Diógenes e educadores de Aquiraz.
 Deputado Artur Bruno liderou o debate, ao lado da secretária da FETAMCE, Ozaneide de Paulo.
                               A Plateia esteve atenta e participativa


Terezinha Holanda(Secretária de Educação) e Gilvan Paiva, assessor de Inácio Arruda.

              Erika Ferreira com sua Ef Produções esteve no Evento.

A Promoter Érika Ferreira, que presta assessoria na área de comunicação para a Câmara Municipal, esteve organizando o evento.



O QUE SÃO ROYALTIES DO PETRÓLEO.

No caso do petróleo e do gás, o royalty trata-se da compensação financeira paga ao proprietário da terra ou área em que ocorre a extração ou mineração de petróleo ou gás natural. Em muitos países, apenas os governos são proprietários dos recursos naturais do subsolo, portanto apenas estes recebem os royalties, enquanto que, em outros países, existe a possibilidade da propriedade privada dos recursos naturais encontrados no subsolo.



O que é Pré- Sal.

Em geologia, camada pré-sal refere-se a um tipo de rochas sob a crosta terrestre formadas exclusivamente de sal petrificado, depositado sob outras lâminas menos densas no fundo dos oceanos e que formam a crosta oceânica. Segundo os estudiosos no assunto, esse tipo de rocha mantem aprisionado o petróleo recentemente descoberto, pelos brasileiros. Entre a costa ocidental da África e a oriental da América do Sul conta um riquíssimo depósito de matéria orgânica que viria se acumulando ao longo de milhões de anos sob o sal petrificado e posteriormente prensado por pesadas lâminas, transformando-se em petróleo. Ainda, segundo os geólogos brasileiros, essa camada mais antiga de sal foi depositada durante o processo de abertura do oceano Atlântico, após a quebra do Gonduana (supercontinente,que teoricamente afundou formando a junção oceânica das placas americanas e africanas respectivamente) e suposto afastamento entre a América do Sul e a África - processo iniciado há cerca de 120 milhões de anos. As camadas mais recentes de sal foram depositadas durante a última fase de mar raso e de clima semiárido aárido (1 a 7 Ma).
Como a formação laminar da camada pré-sal é anterior à formação da camada mais antiga de sal, logo, essa camada, é mais profunda e de acesso mais difícil do que as reservas de petróleosituadas na camada pós-sal (acima da camada de sal) (). Acredita-se que os maiores reservatórios petrolíferos do pré-sal, todos praticamente inexplorados pelo homem, encontram-se no Brasil (entre as regiões Nordeste e a sul), no Golfo do México e na costa ocidental africana1
No Brasil, o conjunto de campos petrolíferos do pré-sal situa-se a profundidades que variam de 1.000 a 2.000 metros de lâmina d'água e entre 4.000 e 6.000 metros de profundidade no subsolo. A profundidade total, ou seja, a distância entre a superfície do mar e os reservatórios de petróleo abaixo da camada de sal, pode chegar a 8.000 metros. O estrato do pré-sal ocupa uma faixa de aproximadamente 800 quilômetros de comprimento, ao longo do litoral brasileiro. A área, que tem recebido destaque pelas recentes descobertas da Petrobras, encontra-se no subsolo oceânico e estende-se do norte da Bacia de Campos ao sul da Bacia de Santos e desde o Alto Vitória (Espírito Santo) até o Alto de Florianópolis (Santa Catarina). Estima-se que lá estejam guardados cerca de 80 bilhões de barris de petróleo e gás, o que deixaria o Brasil na privilegiada posição de sexto maior detentor de reservas no mundo - atrás de Arábia SauditaIrãIraqueKuwait e Emirados Árabes.



Entenda melhor o assunto vendo a matéria abaixo.

Dilma   enviará nova        proposta   prevendo recursos         do    pré-sal à 

 

 

educação.



BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira, ao discursar em Campo Grande (MS), o envio ao Congresso Nacional de uma nova proposta prevendo a destinação para a área da educação de recursos de royalties e participação especial do petróleo da camada pré-sal. A presidente alegou a importância “crucial” do setor para o salto de desenvolvimento necessário ao país.

"Vamos enviar nova proposta para uso dos recursos de royalties e participação especial do pré-sal para ser gasto exclusivamente na educação”, afirmou a presidente. “O Brasil tem de destinar essa grande riqueza para ser gasta em educação”, completou.
O governo já enviou proposta sobre o tema ao Congresso, mas ela corre o risco de caducar sem aprovação.
Na última semana, a comissão mista que analisa a proposta referente à destinação de recursos do petróleo para a educação (MP 592/12) adiou a votação do texto até uma manifestação do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito das regras de divisão dos recursos pagos pelas petroleiras a Estados e municípios pela exploração. O prazo para a análise da proposta, porém, acaba em 12 de maio, e não há sinalização de acordo entre os parlamentares.
A presidente também defendeu a adoção do ensino integral nas escolas públicas do país, e disse que o governo está ampliando o acesso ao ensino superior por meio das cotas raciais, definidas por Dilma como “democratização”. A presidente defendeu enfaticamente esse instrumento de ingresso nas universidades públicas federais e destacou também a importância do ensino técnico profissional.
Dilma disse, a uma plateia diversa que acompanhava sua fala em cerimônia de entrega de ônibus escolares, que o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), da agricultura, da oferta de serviços e da produção de petróleo são relevantes para o desenvolvimento do país, mas ressaltou que “tem uma coisa que sem a qual não daremos nenhum salto, nenhum passo à frente. E essa coisa se chama educação”.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Alimentação Escolar Normalizada em Aquiraz

Entenda porque a demora na aquisição da alimentação escolar em Aquiraz.


A Secretaria da Educação após elaboração da pauta da alimentação escolar para o ano letivo de 2013 enviou no dia 09 de janeiro ao setor de compras, pauta para cotação de preços junto às empresas fornecedoras. Logo em seguida foi encaminhado para Comissão dar inicio ao procedimento licitatório na modalidade Pregão.
O primeiro passo foi à apresentação de amostras dos 44 itens que compõe o cardápio completo, junto ao Núcleo de Alimentação, formado por nutricionistas. Para esta fase, compareceram 83 empresas, sendo aprovada amostra apenas de 57 destas. A entrega dos laudos técnicos sofreu atraso, em função do numero de amostras para analise, causando prejuízo e adiando a abertura do certame.
Em sua abertura dia 27 de fevereiro, 47 fornecedoras compareceram e seguiram durante todo o processo, pelo grande numero durou quatro sessões. Sendo concluído somente dia 01 de abril. Passado o prazo recursal, uma das empresas envolvidas, entrou com recurso, porem não acatado pela pregoeira. “Vale lembrar que tivemos muitos feriados neste período, como Carnaval, Semana Santa, entre outros. Alem do mais, queríamos fazer um processo absolutamente transparente”, lembrou Marta Rejane Marques Presidente da Comissão de licitação.
Somente dia 11 deste mês a eleição foi finalizada e 19 empresas venceram obtiveram prazo de 15 dias para a entrega dos 48 itens do cardápio completo, em toda a rede municipal de ensino, hoje composta por 50 unidades com cerca de 15 mil alunos.
 A Secretária Terezinha Holanda disse reconhecer ter havido demora na normalização do cardápio completo nas escolas, porem, foi realizada dia 11 de março, a modalidade Carta Convite, (Esta modalidade se destina a interessados que pertençam a ramo de atividade pertinente ao objeto a ser licitado, que poderão ou não ser cadastrados no órgão que promover o certame, tendo como principal exigência o convite feito pela Administração, modalidade de licitação utilizada para contratações de menor vulto). partindo da orientação legal que diz; “A aquisição dos Gêneros alimentícios para a Alimentação Escolar, deverá observar os princípios constitucionais atinentes à administração pública, insculpidos no art .37 da Constituição Federal de 1988 e na Lei. 8.666 de 21 de junho de 1993, lei que rege os processos licitatórios”. Que segue dizendo; “Dos recursos financeiros repassados pelo *FNDE, no âmbito do *PNAE, no mínimo 30% (trinta por cento) deverá ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas, conforme o artigo 14, da lei n° 11.947/2009”
Por isso mesmo, emergencialmente foram servidos, achocolatados, sucos e frutas, disse Terezinha, que lembrou “Essa administração é tão comprometida com a alimentação escolar, que o Prefeito Antonio Fernando Guimarães, autorizou um incremento de 2 milhões de reais, dinheiro dos cofre municipais, para a oferecer uma suplementação para as crianças, o café da manhã, coisa que nunca houve em nenhuma das gestões passadas”, completou a secretária.
Hoje 29 pela manhã, equipes da Secretaria da Educação percorreram algumas unidades de ensino para vistoriar e acompanhar a entrega, uma vez que todas as empresas tiveram prazo limite para regularização e conhecimento de rotas até no ultimo dia 25. Esse trabalho prossegue até amanhã dia 30. A Procuradoria Geral do Município está atenta e explica que caso haja descumprimento por parte de qualquer uma das empresas eleitas no certame, serão adotadas medidas judiciais cabíveis.

*PNAE-Programa Nacional de Alimentação Escolar
*FNDE-Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Secretaria da Educação de Aquiraz
Rua: Francisco Câmara, 332, Centro.
Aquiraz/CE – CEP 61.700-000
Fone: (85) 3361.1826
E-mail: educação@aquiraz.ce.gov.br

Fonte:

Assessoria de Comunicação PMA
Gleudson Rosa
Fone: 3361.1865

domingo, 28 de abril de 2013

Ney Pires luta pela Urbanização do Açude Tabajaras.

O Vereador Ney Pires, que está cumprindo sua  1ª legislatura na Câmara Municipal de Aquiraz, conseguiu junto ao Deputado Fernando Hugo, emenda parlamentar que libera verba para a recuperação e Urbanização do Açude Tabajaras em Aquiraz.
O Vereador  aguarda projeto por parte da prefeitura para dar andamento ao processo que devolverá aquele manancial à população, que muito já se utilizou dele para lavar roupa, banhos nos finais de semana e até para consumo humano.
Hoje não sendo mais isso possível, o vereador propõe a desobstrução do leito da barragem que está bastante assoreada devido á retirada da vegetação ciliar que protegia as barreiras e a construção de um calçadão para caminhadas bem como a iluminação que será tanto útil como bela à noite, onde os moradores poderão se reunir para conversar, caminhar ou simplesmente apreciar a beleza do lugar que já foi um dos mais bonitos do entorno do Centro de Aquiraz.

Vereador pode ser cassado por usar bermuda na Câmara de Pitangueiras


 

Parlamentar também é investigado por suposto uso indevido de carro oficial.
Acusado deve entrar com mandado de segurança para voltar ao cargo.

Do G1 Ribeirão e Franca

O vereador Sílvio Ferracin Fernandes (PV), é acusado de usar bermudas durante o expediente da Câmara Municipal (Foto: Silva Junior/Jornal A Cidade)O vereador Sílvio Ferracin Fernandes (PV) é acusado de usar bermudas durante o expediente da Câmara Municipal (Foto: Silva Junior/Jornal A Cidade)
O presidente da Câmara Municipal de Pitangueiras (SP), Sílvio Ferracin Fernandes (PV), é alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada no Legislativo para apurar suposta quebra de decoro parlamentar e uso indevido de veículo oficial. O vereador, que pode ter até o mandato cassado, foi acusado de circular pelas dependências da Câmara Municipal de bermudas. Ele foi afastado do cargo durante a sessão na última terça-feira (23).
A denúncia partiu de um motorista da Prefeitura que prestava serviço para a Câmara Municipal. Fernandes confirma que já apareceu no prédio de bermudas, mas alegou que nunca compareceu a nenhuma sessão com a peça de roupa.
"Estou no meu primeiro mandato. Sou professor de educação física e tenho uma academia que fica logo abaixo da Câmara. Às vezes me chamam durante o dia para assinar documentos. Em ocasiões desse tipo eu subo no prédio de bermuda. No entanto, não há nenhum regimento interno que proíba o uso em horário extra-oficial", disse.
Em relação ao uso indevido de carro oficial, o motorista teria acusado Fernandes e o vice-presidente da Câmara, Carlito Nunes Barroso (PSDB) - também afastado -, de utilizarem o veículo para almoçar em um shopping em Ribeirão Preto (SP) durante um congresso realizado no município.
O presidente afastado explica que foi até o shopping porque o evento não oferecia almoço. "Participamos do congresso o dia todo. Além do Carlito, havia outro vereador. O motorista que nos denunciou, inclusive, é quem estava dirigindo o veículo. Fomos ao shopping almoçar. Gastamos 1h16min lá. Temos nossos comprovantes de pagamento do almoço", justificou.
O vereador classifica as denúncias como perseguição política. "Estou apresentando requerimentos na Câmara e apontando várias falhas da administração municipal. Só porque estamos mostrando serviço, recebemos essa represália. No dia do congresso havia outro vereador conosco, mas ele não foi afastado do cargo porque é funcionário na usina do prefeito", apontou. Fernandes disse também que o motorista pode ter agido por vingança.
"O motorista sempre foi funcionário da Prefeitura, mas era emprestado para a Câmara Municipal. Quando assumimos, observamos que ele recebia horas extras sem trabalhar por isso. Então notificamos a administração municipal de que ele não estava trabalhando em regime de hora extra. Depois disso ele foi afastado da Câmara e voltou a trabalhar somente na Prefeitura", explicou.
Na próxima semana, presidente e vice devem entrar com um mandado de segurança no Ministério Público para tentar garantir a volta ao Legislativo. "Eu e o Carlito fomos os mais votados em Pitangueiras. Juntos, somamos quase dois mil votos. No dia da sessão, a Câmara ficou lotada e havia cerca de 500 pessoas do lado de fora. Todos estavam revoltados com o nosso afastamento. Vamos entrar com esse mandado para que possamos voltar à Câmara e continuar nosso trabalho", disse.
Outro lado
Procurado pelo G1, o motorista da Prefeitura Hiraldo Leone, que fez a denúncia, não foi encontrado. Já o prefeito de Pitangueiras, João Batista de Andrade (PSDB), informou, em nota, que estava "por fora do assunto" e que não queria opinar, pois não se envolve com os assuntos da Câmara.
G1 também tentou entrar em contato com o vereador Paulo Ataide Lago (PRB), membro da CPI que investiga as acusações contra Fernandes e Barroso. O parlamentar, no entanto, não atendeu às ligações da reportagem
.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Parceria entre Prefeitura de Aquiraz e Estado trará poços para a população.


Parceria garante água para população



Os Secretários Vinicius Guimarães do Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Keginaldo Almeida do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, reuniram-se com José Borges Neto, Diretor de águas Subterrâneas – Dasub, da Superintendência de Obras Hidráulicas - SOHIDRA. A pasta é responsável por estudos hidrogeológicos, construção, instalação e revitalização de poços e implantação e manutenção de dessalinizadores, chafarizes e cataventos do Governo do Estado. O encontro, bastante aguardado, serviu para trazer um alento aos moradores aquirazenses, que a exemplo de milhões de nordestinos, sofrem com ausência das chuvas e alimentam suas esperanças com poços artesianos.

Em Aquiraz, serão construídos inicialmente cincos poços profundos que atenderão cerca de 1.000 famílias. Os distritos são: Patacas (Araçás), Camará (Telha e Lagoa do Mato), Justiniano de Serpa (Croatá e Estrada Nova).

"Começamos a bater na porta das autoridades a bastante tempo, demorou e só agora deu certo. Sei que é muito pouco, mas é o começo", disse o Secretário Vinicius e completou, "Vamos estender para todas as localidades, água é um bem da vida", lembrou.  Keginaldo Almeida destacou a importância da parceria com órgãos estaduais e federais. "Estamos trabalhando essa pauta com todo empenho, sabemos das dificuldades que nosso povo passa. Estamos fazendo nossa parte nesse processo", garantiu o secretário.

No próximo dia 29, o Secretário do Desenvolvimento Agrário e da Pesca, será recebido pelo Secretário Estadual - (Secretaria Desenvolvimento Agrário -SDA), Nelson Martins. Encontro que será mais uma vez enfatizado, a calamidade em que cidade de Aquiraz, que fica apenas 29 km da capital, está passando com a falta d'agua, apesar de ter em suas terras, um dos açudes que ajuda abastecer Fortaleza, o Pacoti-Riachão, no Distrito de Justiniano de Serpa.


CONTATOS:

Email. sedap@aquiraz.ce.gov.br
Tel.: (85) 3361.1834
Rua. Otoni Sá, 525 / Gruta

Email. Águas.subterraneas@sohidra.ce.gov.br
Tel.: (85) 3101-4704 ou (85) 3101-4698

FONTE:

Assessoria de Comunicação PMA
Gleudson Rosa
ascom@aquiraz.ce.gov.br
3361.1865

Ex-prefeito preso por desviar verba





O ex-prefeito do Município de Jijoca de Jericoacoara (294Km de Fortaleza), Araújo Marques Ferreira, e outras oito pessoas foram presas, ontem, pela Polícia Federal durante uma operação de combate ao desvio de verbas públicas, cuja investigação vem sendo feita pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Araújo Marques teria feito parte de um esquema que desviou R$ 33 milhões dos cofres públicos FOTO: DIVULGAÇÃO

Conforme apuraram as autoridades, através de fraudes em licitações, um grupo teria desviado cerca de R$ 33 milhões, entre os anos de 2007 e 2012, na região Norte e na Ibiapaba. 

Ontem, a operação policial cumpriu nove mandados de prisão e outros 11 de busca e apreensão. As diligências foram realizadas em Jijoca e Sobral. As ordens de prisão e de buscas foram assinadas, no dia anterior, pelo juiz de Direito Fernando Vicente. O ex-prefeito de Jijoca também exerceu o cargo de secretário de Finanças do Município de Martinópole. 

Suspeitos
Além do ex-prefeito, também foram presos Antônio Fernando Cisne (atual presidente da Comissão de Licitação de Martinópole), Bartolomeu Bezerra de Sousa (sócio-proprietário da empresa Assessoria Contábil Municipal/Ascom) e outras cinco pessoas da família do empresário. 

Conforme o promotor de Justiça de Jijoca de Jericoacoara, Paulo Henrique de Freitas Trece, a fraude envolvia empresas ligadas à "Ascom", que concorriam entre si e ganhavam praticamente todas as licitações feitas pela Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara durante o mandato de Araújo Marques, entre 2009 e 2012. Conforme nota à Imprensa, distribuída pelo MPE no começo da noite passada, "as investigações foram iniciadas no ano passado, a partir de uma CPI instalada na Câmara de Vereadores do Município de Jijoca de Jericoacoara e peças de informações da Polícia Federal".

Ainda segundo o MPE, os oito presos responderão pelos crimes de fraudes em licitações, desvio de verbas públicas, e formação de quadrilha ou bando. 
FONTE:DN

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Nota Pública: Servidores Municipais do Ceará repudiam a PEC 37



Proposta em 2011, a Emenda Constitucional 37 está pronta para ser votada no Congresso Nacional e os parlamentares têm demostrado celeridade sobre a pauta que irá restringir a competência para a investigação criminal às polícias federal e civis dos Estados e do Distrito Federal. Diante disso, a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), entidade formada por 136 sindicatos de servidores, representativa de trabalhadores de 146 municípios, torna público o repúdio à proposta, que pretende tirar o poder de investigação do Ministério Público e de outras instituiçõ ;es.
 
Nós acreditamos que a proposta coloca o monopólio de investigação nas mãos das polícias (federal e civil), organismos totalmente subordinadas ao Poder Executivo e, por isso, sem qualquer imparcialidade, podendo prejudicar os trabalhos de investigação, que, ao longo 25 anos de nossa jovem democracia, tem sido um aliado das forças progressistas e éticas do país, aliados de primeira hora do movimento sindical dos servidores municipais brasileiros, na condução do controle social e na defesa dos direitos dos trabalhadores do setor público das cidades de nosso país.
 
A PEC, objetivamente, representa um retrocesso de pelo menos 200 anos, um acinte contra a democracia e suas liberdades, proibindo o MP de investigar ou participar diretamente das investigações em parceria com a Polícia Civil, Federal, PRF, PM, COAF, Receita Federal, Tribunais de Contas, CGU, as entidades de classe, a própria imprensa, no jornalismo investigativo criminal, ou o cidadão que for vítima de um crime. Com a mudança, não haverá possibilidade de atuação sem a interferência de pressões políticas.
 
Quem afirma que a PEC é, na verdade, um benefício, faz uso de um jogo falacioso de palavras, pois a mudança representa a dissolução do contato direto do MP, por exemplo, com os Tribunais de Contas, Controladoria-Geral da União, COAF que investigam lavagem de dinheiro, crime organizado e desvio de dinheiro público.
 
Nos juntamos neste esforço aos organismos internacionais e nacionais que estão aderindo ao movimento contra a PEC 37, como a Anistia Internacional, a ONU, a OEA, os magistrados europeus, as organizações de Combate à Corrupção e membros de Magistraturas internacionais, a CNBB, a Maçonaria, o Conselho Federal de Medicina, os Conselheiros, Auditores e Procuradores dos Tribunais de Contas, algumas OABs estaduais, etc.
 
Por fim, abriremos, se permitirmos a aprovação da medida, um precedente histórico totalmente negativo e a futura institucionalização da ilegalidade, especialmente os crimes contra a coisa pública, crimes de corrupção e colarinho branco. Sendo assim, dizemos em uma só voz: nós, servidores municipais do Ceará, repudiamos a PEC 37 e somos contra a sua aprovação!
 
Direção Estadual da Fetamce
Fortaleza, 23 de Abril de 2013

Freitas Supermercado realiza mais um passeio ciclístico.

A Concentração acontecerá dia 1º de Maio a partir das 8 hs da Manhã em Frente ao Freitas Supermercado, ao lado do Mercado Central de Aquiraz.
Traga Sua Bicicleta.
A Inscrição é 01 quilo de alimento não perecível.

Adriano Peixoto e Evilane Freitas convidam a todos.
Passeio-Ciclistico

SINSEPUMA REALIZA ASSEMBLEIA COM TODAS AS CATEGORIAS

Representantes de todas as categorias de servidores municipais de Aquiraz estiveram reunidosnesta terça, 23.04, para deliberarem sobre várias conquistas e reivindicações em andamento desde o ano passado.
Entre elas o PCC, aumento salarial dos professores, Campanha Salarial 2013, como tema, Prefeito(a) Negocia,  vale transporte e vale alimentação.
A Presidente do Sinsepuma, Rejane Freire fala sobre o resultado da assembleia.

VEJA O VÍDEO

Vereador Ney Pires fala da Sessão da última Terça, 23.04


terça-feira, 23 de abril de 2013

Ana Maria Braga leva cinco pontos após ser atropelada em programa ao vivo

Ana Maria Bragalevou cinco pontos internos
 na boca após acidente ao vivo no 'Mais Você' desta segunda-feira.
 A loira fez exames como radiografia e tomografia nas duas mãos
 para descartar qualquer hipótese de fratura na mão. A apresentadora
 já está bem e descansa em casa. Nesta terça-feira, 23, Ana apresentará
normalmente o programa nesta terça.
REPRODUÇÃO
Ana Maria Braga foi atropelada em programa ao vivo

.

Ana Maria foi atropelada durante uma demonstração de um dispositivo de computador, capaz de pilotar um veículo sozinho, sem necessitar que o condutor esteja à frente do volante.

Quando deu as costas para retornar ao estúdio, a loira foi atingida nas costas e derrubada pela porta do carro que estava aberta. Informações de O Globo.

No Twitter, Ana agradeceu o carinho dos fãs: "Gente, obrigada pelas manifestações de carinho!!! Vou passar por alguns exames, mas estou bem! Beijos!!!".

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Chuvas causam transtorno em municípios do Interior do CE



Limoeiro do Norte/ Sobral. As chuvas no fim de semana deixaram estragos em várias regiões do Estado. Os maiores volumes foram registrados na região Jaguaribana. Segundo o Boletim da Funceme as precipitações acima de 50 mm foram registradas em 17 dos 21 municípios da região. A maior chuva foi registrada em Icapuí, a 202 km da Capital cearense, onde o volume de 180 mm abriu uma cratera na rua, durante a madrugada do último sábado.

Na região Jaguaribana, choveu acima de 50 mm em 17 dos 21 municípios FOTO: ANTONIO CARLOS ALVES

Choveu a madrugada inteira de sexta-feira para sábado em quase todos os municípios da região Jaguaribana. Neste município, a chuva começou por volta das 21 horas de sexta feira e se estendeu durante toda a madrugada. Muitas pessoas aproveitaram para tomar banho de chuvas nas principais ruas do centro da cidade.

Maiores precipitações
A chuva registrada pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) neste município foi de 105.3 mm. A maior registrada na cidade desde até o momento. Além de Limoeiro do Norte, Fortim e Itaiçaba, também tiveram grandes precipitações, nas duas cidades a chuva foi de 118 mm. Em Jaguaribara a chuva de 78 mm não adiou o festival de pesca esportiva, programado para o sábado. Mesmo com chuva no início do dia, os pescadores participaram da competição.

Cratera
Em Icapuí um buraco assustou a população. O deslizamento de terra ocorrido no bairro Vila Paraíso, próximo ao Mirante, abriu uma enorme cratera durante a madrugada do sábado. Parte do asfalto cedeu e preocupou moradores e motoristas. Fotos do ocorrido foram publicadas nas redes sociais pelos moradores.

Após o susto, a prefeitura passou a manhã do último sábado consertando o problema, mas a população ainda precisa manter a atenção redobrada para possíveis desabamentos.

No Estado
Choveu em 110 municípios cearenses no último sábado, segundo o relatório da Funceme. Os maiores registros foram em Icapuí 180 mm, que corresponde a maior chuva registrada no Ceará neste ano e Aracati 142mm. Em Fortaleza, a precipitação registrada foi de 62 milímetros, sendo a maior chuva da Capital em 2013. As chuvas foram causadas pela elevada umidade relativa do ar associada à atuação de um sistema meteorológico chamado de Cavados de Altos Níveis. Segundo os meteorologistas, a chuva permanece nos próximos dias, mas não tão intensa quanto a da madrugada de sábado.

Algumas cidades da região registraram volume abaixo de 50 mm. São os casos dos municípios de Iracema (48 mm), Ibicuitinga (31.2 mm), Pereiro (26 mm) e Jaguaribe (13 mm).

A chuva na região do Açude Castanhão trouxe esperança para os moradores que estão preocupados com a diminuição do nível do açude. O reservatório conta hoje com pouco mais de 51% da sua capacidade total.

No domingo
Na Região Norte do Estado três cidades tiveram precipitação acima de 50 milímetros ontem. Em Uruoca, domingo ultrapassou os 78 milímetros. Já no sábado, foram medidos 113. Nesse mês, a cidade possui uma média de chuvas de 253mm

Em Moraújo, as chuvas dobraram de sábado para domingo, indo de 32mm para 64mm. Já em Martinópole, que passou o sábado sem chuvas, o índice desse domingo foi de 51mm.

Os municípios de Marco, Granja, Miraíma e Camocim foram os que menos registraram chuvas, com 5.5mm, 9.0mm, 7.0mm, e 8.0mm.

Granja foi o único município do Ceará a atingir do inicio de abril até ontem uma média acima de 300 mm, com 330,5mm. Sobral teve apenas 115mm de chuvas, sendo que neste fim de semana foram apenas 40.1 mm.De acordo com o 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros que responde por Sobral e toda a Zona Norte, não houve ocorrências no fim de semana relacionadas com as chuvas. Segundo o Sargento Evandro Gomes Maciel, as chamadas atendidas foram apenas relacionadas a acidentes de carro e de trabalho.

O chefe da Defesa Civil do Município de Sobral, subtenente do Corpo de Bombeiros, Marcos Costa, afirma que as chuvas foram abundantes, mas continuas, não tendo ainda força para causar estragos.

FONTE: DN

Mais informações
Funceme
Avenida Rui Barbosa, 1296, Aldeota
Fortaleza
Telefone: (85) 3101.1088

domingo, 21 de abril de 2013

Aquiraz está adiantado na revisão biométrica.

  

Aquiraz, na região metropolitana de Fortaleza, foi a cidade escolhida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Ademar Mendes Bezerra, para o lançamento oficial da campanha de recadastramento biométrico, na semana passada. O Evento aconteceu no fórum Escrivão Manoel Florêncio Filho.
Na ocasião estiveram presentes, o  Prefeito de Aquiraz Antonio Fernando Freitas Guimarães, Juiz Francisco das Chagas Gomes juiz da zona eleitoral e presidente da biometria de Aquiraz, Mardonio Almeida vice-presidente Ordem dos Advogados do Brasil-OAB Região metropolitana de Fortaleza, Dr. Daniel Teófilo procurador geral do Município, Josimar de castro Presidente da Câmara dos vereadores de Aquiraz, além de políticos e convidados.

O cartório da 66ª zona eleitoral de Aquiraz que também é responsável pela cidade de Eusébio, já havia iniciado, desde 5 de fevereiro, os trabalhos de recadastramento biométrico dos 45.139 eleitores, que deverão comparecer ao cartório eleitoral do município para a revisão biométrica até novembro deste ano. Já foram feitos 3.990 atualizações até o momento Aquiraz, sendo o município mais adiantado em todo o estado.


Documentação necessária o recadastramento
RG – comprovante de endereço original – CPF e titulo eleitoral
Não precisa tirar cópia dos documentos


Para agendar atendimento o numero é o 148, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O eleitor poderá escolher local, data e horário nos quais deseja ser atendido. Pela internet o TRE do Ceará disponibiliza o link http://apps.tre-ce.jus.br/agendabio/publico

FONTE:

Assessoria de Comunicação PMA
Gleudson Rosa
ascom@aquiraz.ce.gov.br
3361.1865
Fotos: Joselito Araújo

Ex- Prefeito Acilon é o novo secretário de Saúde do Eusébio.


Alvo de denúncias sobre remédios, médico Mário Lúcio, perde Saúde no Eusébio para ex- prefeito Acilon.


Uma grande quantidade de remédios com prazo de validade vencido estava sendo incinerada em propriedade do médico Mário Lúcio, no município de Pindoretama.


Uma semana após estourar o escândalo da queima de remédios com prazo de validade vencido em um sítio de sua propriedade no município de Pindoretama, o médico Mário Lúcio perdeu, na última quinta-feira, a Secretaria de Saúde do Eusébio.
Mário foi convidado a deixar o cargo para evitar desgaste para a administração do prefeito Júnior do Acilon, do PSB. Com a saída de Mário, o novo secretário é o médico e ex-prefeito Acilon Gonçalves. O caso dos remédios ganhou o noticiário e a Polícia investiga qual a origem e destino dos produtos.
Mário Lúcio ensaiou, em 2012, candidatura à Prefeitura de Pindoretama, mas se viu frustrado com esse sonho. Decidiu, porém, a mulher candidata à Câmara de Vereadores. Uma operação policial, desencadeada na semana passada, foi ao sítio de Mário Lúcio, em Pindoretama, e flagrou a queima de remédios com prazo de validade vencido.
Fonte: Ceará Agora.

D. Pedro Laguna - Aquiraz, no Ceará vai ganhar dois hotéis flats em 2014





O Complexo Dom Pedro Laguna - Beach Villas & Golf Resort, localizado em Aquiraz (CE), empreendimento da rede portuguesa Hotéis Dom Pedro, irá ganhar dois hotéis flats em 2014.

 De acordo com o diretor de Vendas e Marketing do grupo, Pedro Ribeiro, já há algumas parcerias em desenvolvimento para essa expansão em Aquiraz.

Outra novidade anunciada pelo executivo para o próximo ano é a finalização do campo de golfe que atualmente possui nove buracos e futuramente passará a contar com 18. "A inauguração está confirmada para um torneio internacional Brasil-Portugal no dia 1º de maio do próximo ano", afirmou.
De acordo com Pedro Ribeiro, o mercado brasileiro é a prioridade da rede. "Vamos lançar essas duas unidades devido a relevância do Brasil que também é o principal mercado no nosso empreendimento em Lisboa. O Dom Pedro Palace é hoje em dia um dos hotéis preferidos pelos brasileiros", disse o executivo.
O empreendimento na capital portuguesa, que é o hotel oficial do “Ano do Brasil em Portugal”, que termina no dia 10 de junho, colhe benefícios por causa das festividades. De acordo com Pedro Ribeiro, 15% dos hóspedes são brasileiros. "Neste primeiro trimestre, os brasileiros corresponderam a 35% do total da nossa ocupação. Prevemos um crescimento bem expressivo deles para este ano devido o câmbio favorável e a crise econômica na Europa", anunciou Pedro Ribeiro.
Parceria - Segundo o diretor da rede portuguesa, o bom desempenho deve em muito a associação com a Tap. "Já são sete anos de parceria. São 15 voos por semana para Lisboa e Porto. Um total de 4.500 assentos por semana. Uma das ações que nos beneficia muito é a promoção: Com a Tap você é top", contou o diretor. "Quem voa pela Tap ganha uma pernoite no Dom Pedro Palace Hotel. Mesmo que a pessoa não fique mais tempo, vai ter a vontade de voltar e se hospedar no hotel", completou o gerente de vendas da Tap, Antonio Jorge Ferreira.
As informações foram dadas com exclusividade ao MERCADO & EVENTOS durante coquetel da Tap Portugal, em colaboração com as redes Dom Pedro Hotels, VIP Hotels, Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort e a DMC Operadora de Receptivo, Citur Portugal, para uma apresentação do destino Portugal na noite desta quinta-feira, dia 18, no Sofitel Rio de Janeiro Copacabana.
Fonte: Mercado e Eventos

Municípios devem se adequar à lei da transparência.


Faltando pouco mais de um mês do prazo limite para que todos os municípios do País se adequem à Lei Complementar 131 de 2009, conhecida como Lei da Transparência, tanto as prefeituras cearenses como o próprio Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) ainda estão se adaptando para obedecer a essas diretrizes. Nem mesmo as prefeituras de maior porte, que já deveriam estar cumprindo a lei, ainda não conseguem publicar todos os dados sobre as gestões públicas.

FOTO: WALESKA SANTIAGO

O diretor geral do TCM, Juraci Muniz, diz que o Tribunal está passando por uma reestruturação para facilitar o acesso aos dados do Portal .




Até o dia 27 de maio deste ano, as cidades com menos de 50 mil habitantes já devem contar com um portal da transparência que dê conta das principais informações sobre a administração municipal. No Ceará, essa parcela responde por 151 dos 184 municípios. As cidades com mais de100 mil habitantes já devem cumprir a lei desde 2010, enquanto as que possuem entre 50 e 100 mil tiveram até 2011 para se adequar.



Nesses portais, devem constar receitas, despesas, empenhos, licitações, relatórios de gestão fiscal e outros dados das prefeituras para assegurar que haja transparência na administração pública. Entretanto, apesar das orientações dos tribunais de contas, nem sempre os gestores conseguem publicar essas informações em tempo real, como está previsto na legislação.
Lei complementar


Tempo real
A Lei Complementar 101, de maio de 2009, estabelece diretrizes para que órgãos públicos ampliem a transparência das informações ao cidadão. De acordo com o texto, esses dados devem ser publicados, em tempo real, garantindo a divulgação da execução orçamentária e financeira em meios eletrônicos de acesso público.



Prazo
União, estados e os municípios com mais de 100 mil habitantes tiveram um ano para se adequar à lei. Já o prazo para as cidades que possuam entre 50 e 100 mil habitantes foi de dois anos, enquanto os municípios menores, que representam a ampla maioria no País, tiveram quatro anos para se ajustar a lei, prazo que se encerra no dia 27 de maio próximo.
FONTE; DN