segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Secretaria de Saúde de Aquiraz leva Serviços do Novembro Azul aos Pescadores.

A Secretaria de Saúde de Aquiraz está levando uma série de serviços  à população masculina, como parte da programação da Campanha Novembro Azul, uma Campanha Nacional de prevenção Contra o Câncer de Próstata e que alerta os homens sobre a importância do cuidado com a saúde e o diagnóstico precoce de doenças.



     Na manhã  desta segunda feira, dia 18.11, os serviços foram ofertados aos Pescadores da Colônia Z-9, no Salão Paroquial da Prainha onde cerca de 150 pescadores e seus familiares foram beneficiados com atendimento médico, dermatologista, nutricionista, palestras sobre saúde, coleta de material para exames de próstata, glicemia, dentista e esclarecimentos sobre saúde bucal, distribuição de creme dental, escova, protetor labial e exames com oculista.


Na Prainha a ação aconteceu numa parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Colônia Z-9, que tem na presidência o vereador Newton de Castro, o Nilton dos Pescadores que falou da importância desse atendimento, uma vez que, segundo disse, os pescadores por passarem  a maior parte do seu tempo no mar, não tiram tempo para cuidar da saúde e levar esse atendimento até eles é uma excelente maneira de oferecer a eles a oportunidade de fazer um Chech-Up em sua saúde e prevenir ou tratar várias doenças.
Nilton aproveitou para agradecer ao Prefeito Guimarães por demonstrar sensibilidade para com  a classe ao enviar essa equipe para cuidar da saúde dos pescadores da prainha.

Já a Secretária  Adjunta  da Saúde, Dra. Olímpia lembrou que  essa intensificação de atendimento aos pescadores na Prainha foi muito oportuna, pois  exatamente na segunda- feira, que é o dia de folga deles, possibilitou que houvesse  uma procura maior pelos serviços de saúde oferecidos a um público que é muito suscetível a 03 tipos de Câncer, que são: Câncer de Próstata, Câncer de Boca e de Pele, estes dois últimos pela exposição constante ao sol.
A Secretária adiantou  que a programação voltada aos pescadores terá continuidade  nas Praias do Iguape e do Batoque e o lançamento oficial no município da Campanha Novembro Azul acontecerá na próxima quarta- feira, às 19 horas na atividade católica denominada terço dos homens, no Centro de Aquiraz.
Fotos: Joselito Araújo.


Nenhum comentário: