segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Festa Literária de Aquiraz foi um Sucesso


Numa promoção da  Secretaria de Educação de Aquiraz, tendo à frente a Secretária Terezinha Holanda, a FLAQ- Festa Literária de Aquiraz superou as expectativas dos organizadores.


Em vez de  vários estandes de editoras e livrarias, o público viu principalmente,  os escritores lendo trechos de suas obras e acompanhou  discussões sobre literatura dentro do espaço e fora, onde havia um telão.


Tendo recebido um grande público de quinta, dia 21 até domingo, dia 24, no Parque  Engenhoca no Centro de  Aquiraz, a a festa reuniu autores  cearenses  e de outros países latino- americanos, entre estes, Ana Miranda, Xico Sá, Ronaldo Correa de Brito, Sidney Rocha e Tercia Montenegro.

Esses autores convidaram para seus parceiros de mesa Luiz Ruffato e os internacionais Mempo Giardinelli e Patrícia Ratto (Argentina), Pia Barros (Chile) e Héctor Abad (Colombia).

Sávia Ferraz, também Escritora Juazeirense , autora do livro Contos e Crônicas se disse feliz pela oportunidade de estar junto a autores  famosos, numa troca  de experiências enriquecedora.




Grupos e Bandas Regionais do Ceará animaram a FLAQ, com destaque para Kbra da Peste , as meninas do Borogodó e Dona Zefa.

                                                       Grupo Borogodó

Já Terezinha Holanda,  Secretária de Educação de Aquiraz,  a grande responsável pelo evento estava radiante com o sucesso, a frequência, a qualidade  dos participantes e visitantes  e disse, " A sensação que ficou foi que a FLAQ deu a Aquiraz uma semente  eque germinará  no tempo certo, o evento foi muito enriquecedor e rico e o melhor, foi transmitida a esperança  de que é possível formar um município de leitores e  a FLAQ 2014, já está sendo pensada e organizada".


O Prefeito Antônio Fernando Guimarães deu total apoio ao evento e  lembrou que  a cultura e a educação são elementos de grande relevância para qualquer povo e reconhecendo isso disse  sempre  incentivará ações que fortaleçam esses  dois campos   em Aquiraz.



A opinião dos frequentadores  de Aquiraz, não foi menos otimista,  por ex. o professor Wiliano Brito, achou louvável a iniciativa do município e especialmente da área da educação em organizar um encontro de tal magnitude.

Outro participante de Aquiraz o formador de matemática, Daniel Pinto,  disse que  na literatura matemática , é muito importante desmistificar  o conceito de que basta entender de números,  a matemática, como toda outra disciplina, disse ele, também depende do que se entende do mundo ao redor, de como se interpreta o que se lê  e essa equação,  só a literatura, resolve, portanto, frisou ele, a festa foi espetacular e totalmente oportuna para a a educação.




                                                  A Livraria recebeu muitos leitores 
                                                 O Espaço estava de muito bom gosto
                          A Secretária de Turismo Indira Guimarães também esteve presente
Sidney Rocha, escritor Juazeirense  lembrou que a vantagem  a FLAQ estar em, Aquiraz foi que para os escritores participantes, especialmente os cearenses, funcionou como primeira capital  dos festivais literários do Ceará e também parabenizou os organizadores, bem como o  apoio dado pelo executivo municipal ao evento.
É impressionante que um Estado que cultua a cultura não tenha atentado pra isso, que está acontecendo no País inteiro”, observaou a curadora da Flaq, Mona Dorf, referindo-se ao histórico de autores cearenses com relevância nacional.

 Para a jornalista e apresentadora, mais que “central de turismo” Aquiraz tem potencial para se tornar um “pólo cultural”.
O escritor Paulista,  José Luiz Golgfarb disse que a leitura é um hábito e precisa ser incentivado, trabalhado e é um processo que exige paciência e neste respeito a FLAQ cumpriu o seu papel e aproveitou  para parabenizar o município e os organizadores do evento, lembrando que a semente foi lançada e se continuar esse entusiasmo dos envolvidos, com certeza florescerá.


Levantamento feito pelo Ministério da Cultura, ano passado, contou pelo menos 200 eventos literários no País. Além da Flip, criada em 2003, alguns exemplos são a Fliporto - Festa Literária Internacional de Pernambuco (2004), o Flop - Fórum das Letras de Ouro Preto (2005) e a Flipoços - Festival Literário de Poços de Caldas (2006) e agora a Flaq em Aquiraz- Ce.
Pia Barros autografando seus títulos.

A Escritora Chilena, Pia Barros destacou que é importante educar leitores e a FLAQ serviu para iniciar esse processo de criar leitores. Pia  que escreve contos e novelas, lembrou que  o mais interessante para ela foi interagir com professores  nas oficinas e perceber que todos estavam abertos para aprender e aceitar novas formas  de  se relacionar com a literatura. 

Mary Oliveira adquiriu 02 títulos






  A Contadora  Daniele Castro ficou maravilhada

Visitando a livraria da festa, conversamos  com Taciana Costa e Daniele Castro, que disseram com a  unanimidade de quem ganhara um brinquedo novo;  "È  maravilhoso,  agrega muito valor cultural, muito conhecimento", frisou Daniele. 
 "Tem  muita informação num ambiente lúdico e  absolutamente encantador. Parabéns Aquiraz, pelo evento", falou Taciana.






    A Jovem  Carolina estava  encantada com a Livraria 




A exemplo de outras pequenas cidades turísticas, geralmente históricas, como palco dos eventos, a FLAQ Aquiraz, ao contrário das bienais, não teve  como foco a venda de livros, mas o contato entre leitores e autores, apesar de, na única livraria instalada, a movimentação ter sido bem acima do esperado, segundo o gerente do espaço,  Renato Morais, que disse com orgulho, "Foi muito positivo, muito além do esperado,  houve momentos de pico em que se formaram filas para adquirir vários títulos".

Além disso, uma festa literária pode atrair turismo de qualidade e movimentar a economia local, como acontece, por exemplo, em Paraty. Segundo pesquisa do Datafolha para a Associação Casa Azul, realizadora da Flip, em 2011, 25 mil visitantes deixaram cerca de R$ 13 milhões na pequena cidade histórica do Rio de Janeiro.


                             Grupo Borogodó puxou, o bom Samba.

Nenhum comentário: