segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Ceará ganha o seu primeiro Festival Literário Internacional com a FLAQ, em Aquiraz

Engenhoca sediará FLAQ – Festa Literária de Aquiraz

Engenhoca Parque Ecoeducativo vai receber a Festa Literária de Aquirazem seu espaço nos dias 21 a 24 de novembro.
Serão dias de muito diálogo com personalidades ilustres da literatura e  a 1ª edição da festa presta homenagem ao contista cearense Moreira Campos, que completaria 100 anos em 2014.
Além de mesas de debate, a FLAQ também conta com shows, contação de histórias e outras atrações que prometem deixar a programação especial!
Que tal participar dessa festa também?
Inscreva-se: www.flaq.com.br
Aquiraz_07(1)  


Na primeira edição da Festa das Letras, escritores cearenses convidam autores latinoamericanos e brasileiros; jornalista Mona Dorf assina a curadoria

Aquiraz, a primeira capital cearense, será também o primeiro município do estado a abrigar um festival literário internacional. Sem deixar de lado a sua vocação para o turismo, a cidade litorânea sedia de 21 a 24 de novembro a 1ª Festa Literária de Aquiraz – FLAQ (www.flaq.com.br).
praia_do_iguape_ceara
Com o tema “Marés Literárias”, o evento acontece no Engenhoca Parque Educativo e reunirá em suas mesas alguns dos mais importantes autores cearenses, ao lado de outros nomes representativos da literatura latinoamericana e brasileira. Atividades paralelas dedicadas a professores e ao público leitor adulto e infantil completam a programação.

A lista de escritores confirmados para o festival inclui os cearenses Ana Miranda, Xico Sá, Ronaldo Correa de Brito, Sidney Rocha e Tercia Montenegro. Esses autores convidaram para seus parceiros de mesa Luiz Ruffato e os internacionais Mempo Giardinelli e Patrícia Ratto (Argentina), Pia Barros (Chile) e Héctor Abad (Colombia).
Foz_do_Rio_Pacoti
“Nos últimos 5 anos festivais literários se multiplicam pelo País e o Ceará não poderia ficar de fora desse movimento. Eles se multiplicaram porque é uma fórmula que deu certo em muitos quesitos: é uma festa que forma plateia, incentiva a leitura de forma lúdica e facilita o encontro do autor com o seu público”, explica Mona Dorf, curadora da FLAQ, jornalista e há anos militante do incentivo à leitura.

Aquiraz será o ponto de encontro do público cearense com autores cearenses. “È um começo, porque é o nascimento de um festival, mas um começo ambicioso. Trouxemos grandes autores estrangeiros para contracenar com os brasileiros”, esclarece Mona. “ E escritores que já tem projeção nacional, mas que talvez ainda sejam bastante desconhecidos do público cearense, como Sidney Rocha, Ronaldo Correa ou Xico Sá”, finaliza a curadora da FLAQ.
museu_ribamar_aquiraz
Nesta sua primeira edição, a FLAQ prestará homenagem ao contista cearense Moreira Campos, um dos mais importantes autores nacionais no gênero, cujas obras foram traduzidas para o alemão, francês, hebraico, italiano e inglês. O escritor ganha, inclusive, em razão do Festival, uma mostra de textos e publicações aberta ao público no Museu Sacro São José de Ribamar, em Aquiraz.

A FLAQ terá ainda oficina de mini-ficção com a chilena Pia Barros; oficina de tuiteiros culturais com José Luiz Goldfarb; leitura e escrita com o jornalista e escritor Nelson Lourenço; mostra de fotos de grafites que inclui um concurso de frases entre alunos e professores de Aquiraz e outros interessados. Uma programação de música e show do cantor Fagner completam a programação.

A FLAQ conta com o apoio da Prefeitura de Aquiraz e é uma realização da Secretaria de Educação de Aquiraz. “A FLAQ vem para consolidar Aquiraz como polo turístico e cultural do Estado e levar o nome do município ao conhecimento do Brasil e do mundo”, afirma o prefeito Fernando Guimarães.

Já a secretária de Educação de Aquiraz, Terezinha Holanda, destaca as oportunidades que a FLAQ pode proporcionar para os estudantes do município. "A festa literária é importante para a educação do município porque além  de fomentar a leitura, promove um enriquecimento cultural devido aos vários temas que a literatura aborda como, por exemplo, as  temáticas sociais e econômicas, sem contar que através dela podemos oferecer aos alunos uma proposta diferente do livro didático permitindo,desta forma, que eles  desenvolvam o exercício da reflexão", diz Terezinha Holanda.


Localização


log_engenhoca
Primeira capital do Ceará e o segundo maior parque hoteleiro do estado, o município de Aquiraz concentra uma infinidade de atrações que vão muito além das belezas naturais de suas praias e dunas. Inaugurado há pouco mais de dois anos, o Engenhoca Parque Ecoeducativo é um exemplo de passeio que une, ao mesmo tempo, muita diversão e aprendizado para crianças, jovens e adultos.
Localizado a pouco mais de 15 quilômetros do centro de Fortaleza, a Engenhoca possui inúmeras atividades, que vão desde o contato com a natureza até o respeito às leis de trânsito.
Com muito verde e projeto paisagístico muito bem cuidado, a Engenhoca é um passeio ideal para as famílias com filhos, pois reúne o contato intenso com a natureza, e muitas atrações. Além disso, a infraestrutura possibilita passar momentos inesquecíveis. Um dos destaques é o restaurante que possui gastronomia internacional e local que deixará o turista com água na boca.
Para plantar semente da consciência e do respeito às leis de trânsito, o parque cearense desenvolveu a autoescolinha com pistas de bicicleta e as sinalizações da lei brasileira. Há também a Fazendinha, onde os visitantes podem conhecer o processo de fabricação do queijo e da rapadura.
O Engenhoca Parque Ecoeducativo está localizado dentro do Espaço Engenho Colonial, que conta também com o Museu do Engenho Colonial.

O PARQUE ENGENHOCA DURANTE A FLAQ

Todas as pessoas que se inscreverem na FLAQ poderão conhecer o Parque Ecoeducativo Engenhoca.
A participação em brinquedos e outras atividades do PARQUE são restritas às pessoas que comprarem entrada especificamente para isso.
A FLAQ será realizada no Espaço Colonial e terá transmissão simultânea para o palco externo do Espaço.
Serviço
Festa Literária de Aquiraz
Quando: de 21 a 24 de novembro
Horário: das 10 às 21 horas
Onde: Engenhoca Parque Ecoeducativo

Endereço: Rua Raimundo Coelho, s/n

Nenhum comentário: