sexta-feira, 29 de novembro de 2013

24 horas sem comprar nada? O dia é Hoje.


buy-nothing-day-dia-sem-compras-600
Um dos assuntos da semana é o Black Friday, mas aqui a conversa é outra. Que tal, em vez de “quebrar o porquinho”, poupar seu dinheiro – e, de quebra, o planeta? Esse é o desafio do Buy Nothing Day, conhecido no Brasil como Dia Mundial sem Compras.
Comemorada sempre no último sábado de novembro – não por acaso, após o Dia da Ação de Graças, famoso em países da América do Norte –, a data é um protesto ao consumo exageradoe, ao mesmo tempo, um desafio para a população: ficar 24 horas sem comprar, absolutamente, nada! Você consegue?
A ideia é que as pessoas experimentem a sensação de não se deixar levar pelo apelo (constante) de adquirir coisas e reflitam antes de abrir a carteira: será que todas as compras que fazemos são, realmente, necessárias?
Para os criadores da data – o artista Ted Buster e o publicitário Kalle Lasn, da organizaçãoAdbusters –, sair do automático e parar para refletir sobre nossas atitudes é o melhor caminho para as pessoas se darem conta de que gastar não é sinônimo de viver bem.
Fonte< Superinteressante

Nenhum comentário: