segunda-feira, 20 de maio de 2013

Aquiraz regula frota de taxi, buggy, mototaxi e transporte alternativo.


DEMUTRAN realiza recadastramento dos profissionais prestadores de serviços do transporte de aluguel em Aquiraz.

 
Sem contar com o numero preciso de permissionários que operam os transportes alternativos, taxis mototáxis e buggys, o Departamento Municipal de Transito de Aquiraz – DEMUTRAN realizou de 02 a 04 de abril deste ano, através de publicação legal nos principais jornais do estado, processo de recadastramento dos profissionais e da frota do serviço em todo o município do serviço de taxi.
Extraoficialmente existem mais de 500 táxis circulando pelas ruas ou parados em pontos estratégicos da cidade, como hotéis e pousadas. Média de 1 taxi para cada 144 habitantes (censo de 2010). Na capital, Fortaleza a lei orgânica municipal estabelece um táxi para cada 500 habitantes. Atualmente, são 2,4 milhões de pessoas, o que representa um táxi para cada 546 habitantes. Com regularização da frota, a Prefeitura de Aquiraz espera adequar o serviço e ao que diz as leis nº 153/1998 e nº 502/2004.
“Essa iniciativa visa regularizar os transportes de condução de passageiros, valorizar os moradores e turistas, impedindo que uma só pessoa tenha a permissão mais de uma vaga para veículo”, disse o Coordenador do controle e regulação dos transportes municipais Mário Sérgio. Segundo ele, há casos em que a mesma pessoa possui até 5 vagas de táxi. Alguns taxistas acusam que, para driblar a fiscalização, os donos dos veículos usam laranjas para a obtenção das vagas. O coordenador aponta Porto das Dunas e Prainha como principais pontos uma para uma fiscalização mais rigorosa e constante. Mário diz ainda que a fase é de diagnóstico. “Vamos entregar um relatório completo ao Prefeito Guimarães, a partir desse diagnóstico, vão ser estabelecidos os critérios para a criação do novo sistema. A frota, quantidade de permissionários, a atualização cadastral, a padronização e a idade média da frota são alguns dos pontos que serão levantados no estudo”, finalizou.

 O Departamento Municipal de Transito – DEMUTRAN recadastrou 225 taxis e liberou 30% deste total. Até o dia 22 deste mês prossegue com o recadastramento para buggys, mototáxi e vans. Os interessados devem comparecer a sede do órgão à Rua Virgílio Coelho, 112, Centro, das 08h00min as 12h00min e de 13h00min as 17h00min.

Documentos para recadastramento
  • Identidade
  • CPF
  • Carteira de trabalho
  • Titulo de eleitor
  • Comprovante de endereço
  • ISS
  • INSS
  • 1 foto 3X4
  • Certidões negativas da justiça comum: Federal e Militar
  • Certidões negativas de debito: Municipal, Estadual e Federal


Departamento Municipal de Transito – DEMUTRAN
Coordenação do controle e regulação dos transportes municipais
Rua Virgílio Coelho, 112, Centro – Aquiraz-CE
3361.2974

FONTE;

Assessoria de Comunicação PMA
Gleudson Rosa
ascom@aquiraz.cegov.br
3361.1865

Nenhum comentário: