quinta-feira, 18 de abril de 2013

Guimarães manda abrir a barra do Iguape e participa da alegria dos pescadores.



    
 
HISTÓRIA 
Histórica e famosa por sua beleza natural, Iguape possui dunas fixas e moveis  próximas à praia de onde se descortina todo o distrito com densa vegetação e área de manguezal. Situada na enseada formada pelas dunas da ponta do Iguape, cobertas por densa vegetação em cuja base existem bicas de água doce, contornando um grande lagamar. Abriga núcleo de pescadores e ancoradouro.
 
  
 
ONTEM
Na manha desta quarta (17), O Prefeito Antonio Fernando Guimarães, atendendo solicitação da comunidade e dos pescadores locais, esteve juntamente com a equipe da Secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura, dos Vereadores Ivete Dantas e Mauricio Matos, líder do Prefeito na Camara, participando da abertura da barra, ponto de ligação do rio com o mar, entre o Iguape e o Presidio. 
 
  
 
SECA
Com a ausência das chuvas e o fortes ventos, as dunas se tornam barreiras naturais, impedindo a renovação da água e alimento para os peixes no lado do rio. A maré não tem força suficiente para ultrapassar o morro de areia, provocando a mortandade dos peixes e mariscos.
 
 
    
AÇÃO
O prefeito Guimarães, que também atendeu os pescadores do barracão do Iguape que sofria sem área para guardar seus botes e jangadas, motivado pelo avanço do mar e o movimento das dunas, cena também vivida por pescadores da praia do Batoque, prontamente providenciou a retirada da areia, dando vazão a água represada, devolvendo vida ao local. Francisco Gonçalves Nogueira, 60, se mostrou feliz com a atitude do prefeito. "Sabia que o Prefeito tinha respeito por nós pescadores, não sabia o tanto. Ele veio pessoalmente nos atender, isso é muito importante. Agora vou poder pegar minha sauna com tranqüilidade e garantir o sustento da minha família" finalizou Francisco.    

FONTE:               
Assessoria de Comunicação PMA
Gleudson Rosa 
ascom@aquiraz.ce.gov.br
3361.1865
Fotos: Joselito Araujo 
 

Nenhum comentário: