segunda-feira, 22 de abril de 2013

Chuvas causam transtorno em municípios do Interior do CE



Limoeiro do Norte/ Sobral. As chuvas no fim de semana deixaram estragos em várias regiões do Estado. Os maiores volumes foram registrados na região Jaguaribana. Segundo o Boletim da Funceme as precipitações acima de 50 mm foram registradas em 17 dos 21 municípios da região. A maior chuva foi registrada em Icapuí, a 202 km da Capital cearense, onde o volume de 180 mm abriu uma cratera na rua, durante a madrugada do último sábado.

Na região Jaguaribana, choveu acima de 50 mm em 17 dos 21 municípios FOTO: ANTONIO CARLOS ALVES

Choveu a madrugada inteira de sexta-feira para sábado em quase todos os municípios da região Jaguaribana. Neste município, a chuva começou por volta das 21 horas de sexta feira e se estendeu durante toda a madrugada. Muitas pessoas aproveitaram para tomar banho de chuvas nas principais ruas do centro da cidade.

Maiores precipitações
A chuva registrada pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) neste município foi de 105.3 mm. A maior registrada na cidade desde até o momento. Além de Limoeiro do Norte, Fortim e Itaiçaba, também tiveram grandes precipitações, nas duas cidades a chuva foi de 118 mm. Em Jaguaribara a chuva de 78 mm não adiou o festival de pesca esportiva, programado para o sábado. Mesmo com chuva no início do dia, os pescadores participaram da competição.

Cratera
Em Icapuí um buraco assustou a população. O deslizamento de terra ocorrido no bairro Vila Paraíso, próximo ao Mirante, abriu uma enorme cratera durante a madrugada do sábado. Parte do asfalto cedeu e preocupou moradores e motoristas. Fotos do ocorrido foram publicadas nas redes sociais pelos moradores.

Após o susto, a prefeitura passou a manhã do último sábado consertando o problema, mas a população ainda precisa manter a atenção redobrada para possíveis desabamentos.

No Estado
Choveu em 110 municípios cearenses no último sábado, segundo o relatório da Funceme. Os maiores registros foram em Icapuí 180 mm, que corresponde a maior chuva registrada no Ceará neste ano e Aracati 142mm. Em Fortaleza, a precipitação registrada foi de 62 milímetros, sendo a maior chuva da Capital em 2013. As chuvas foram causadas pela elevada umidade relativa do ar associada à atuação de um sistema meteorológico chamado de Cavados de Altos Níveis. Segundo os meteorologistas, a chuva permanece nos próximos dias, mas não tão intensa quanto a da madrugada de sábado.

Algumas cidades da região registraram volume abaixo de 50 mm. São os casos dos municípios de Iracema (48 mm), Ibicuitinga (31.2 mm), Pereiro (26 mm) e Jaguaribe (13 mm).

A chuva na região do Açude Castanhão trouxe esperança para os moradores que estão preocupados com a diminuição do nível do açude. O reservatório conta hoje com pouco mais de 51% da sua capacidade total.

No domingo
Na Região Norte do Estado três cidades tiveram precipitação acima de 50 milímetros ontem. Em Uruoca, domingo ultrapassou os 78 milímetros. Já no sábado, foram medidos 113. Nesse mês, a cidade possui uma média de chuvas de 253mm

Em Moraújo, as chuvas dobraram de sábado para domingo, indo de 32mm para 64mm. Já em Martinópole, que passou o sábado sem chuvas, o índice desse domingo foi de 51mm.

Os municípios de Marco, Granja, Miraíma e Camocim foram os que menos registraram chuvas, com 5.5mm, 9.0mm, 7.0mm, e 8.0mm.

Granja foi o único município do Ceará a atingir do inicio de abril até ontem uma média acima de 300 mm, com 330,5mm. Sobral teve apenas 115mm de chuvas, sendo que neste fim de semana foram apenas 40.1 mm.De acordo com o 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros que responde por Sobral e toda a Zona Norte, não houve ocorrências no fim de semana relacionadas com as chuvas. Segundo o Sargento Evandro Gomes Maciel, as chamadas atendidas foram apenas relacionadas a acidentes de carro e de trabalho.

O chefe da Defesa Civil do Município de Sobral, subtenente do Corpo de Bombeiros, Marcos Costa, afirma que as chuvas foram abundantes, mas continuas, não tendo ainda força para causar estragos.

FONTE: DN

Mais informações
Funceme
Avenida Rui Barbosa, 1296, Aldeota
Fortaleza
Telefone: (85) 3101.1088

Nenhum comentário: