quinta-feira, 28 de março de 2013

As respostas que a CPI do Catu encontrará.



Em 24 de Janeiro deste ano de 2013, estiveram reunidos no auditório da Secretaria de Planejamento de Aquiraz, na Casa Amarela,  a comissão gestora do sistema hídrico Catu -Cinzenta e os agentes da COGERH- Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará.


A comissão é formada por membros do poder público, pessoas da iniciativa privada e representantes de entidades não governamentais.

Desse modo  algumas respostas que a CPI da 

Câmara buscará já foram discutidas este ano

 e os vereadores nem sabem.


Os dados fornecidos pela COGERH estão nesta 
matéria, leia  aí no corpo da matéria.

Antes, porém quero fazer algumas indagações pertinentes?


 Será que está faltando respeito com o legislativo por parte da COGERH, ou está faltando interesse dos vereadores em acompanhar os problemas que afligem a população, ou falta comunicação entre os órgãos dos governos??? Foi a Câmara informada ou convidada a enviar um representante a esta reunião de janeiro?  São perguntas que a CPI também responderá...

                                        Presidente Josimar de Castro e Ronaldo do PT.
                          Carlos César, Newton dos Pescadores, Ricardson e Ney Pires.
                  Maurício Matos assegura que CPI vai acontecer de forma séria e imparcial

As fotos acima são da última Sessão da Câmara, dia 26.03, quando Maurício Matos anunciou que a CPI do Catu está instalada.



EIS O TEXTO PUBLICADO POR NÓS NESTE

 BLOG EM 26 DE JANEIRO DESTE ANO.





Reunião discute uso da água do Catu.

Estiveram reunidos no auditório da Secretaria de Planejamento de Aquiraz, na Casa Amarela, NO ULTIMO DIA 24 de Janeiro,  a comissão gestora do sistema hídrico Catu -Cinzenta e os agentes da COGERH- Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará.


A comissão é formada por membros do poder público, pessoas da iniciativa privada e representantes de entidades não governamentais.

Estiveram presentes; O Secretário de Meio Ambiente de Aquiraz, Sr.Felipe Cavalcante, O Procurador do Município, Dr.Laerte Borges, Jorge Chaskelman, representando o Aquiraz Riviera Resort, Manuel Barbosa e Giovanni Mariotto , do distrito de Tapera, Fco. Argemiro, Raimundo Mauri, do Restaurante Catu, Manuel Fontenele, representando a rede hoteleira da região , Catu Residence, Alberto Targino, representando a indústria Colonial, Carlos Mariano e Massilon Rodrigues, representando a associação dos moradores da localidade de Japão .
Representando a COGERH, os técnicos, Ana Araújo, Analista de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos e Krisna Martins, agente de gestão.

O procurador do município Dr.Laerte Borges disse que no seu entendimento diante da explanação da técnica da COGERH, Ana Araújo e pelo Sr. Abraão, da CAGECE, via telefone, as falhas no abastecimento m Aquiraz, se devem não ao fato de o Lago Catu, está com seu volume baixo, mas às precárias instalações na tubulação da própria CAGECE, o que inclui vazamentos, substituição de bombas, lavagem dos reservatórios constantemente devido ao acúmulo de matéria orgânica e alta concentração de sedimentos.

Já o Secretário de Meio ambiente do município de Aquiraz lembrou, que uma vez que a CAGECE resolva os problemas diagnosticados em sua malha hídrica, o que será cobrado pela prefeitura, a população voltará a ter seu abastecimento normalizado.
Pela COGERH, Krisna Martins disse que o problema não se deve ao volume de água que sai do Catu, pois são apenas 120 litros por segundo, incluindo todas as autorizações dadas pelo orgao , o que contempla, CAGECE Aquiraz, Aquiraz Riviera, Katu Residence e outros, o que de acordo com estudos técnicos está bem abaixo do máximo de consumo que o Lago pode suportar, que é 210 litros /segundo.
A Verdadeira dificuldade, segundo ele reside nas dificuldades operacionais da própria Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE.
Ele lembrou também que todos os empreendimentos que usam a água do Catu, o que inclui o Aquiraz Riviera, que está autorizado a retirar 60 litros/segundo, estão amparados por análises técnicas minuciosas inspecionadas pela COGERH, estando totalmente dentro da normalidade.
Sr. Jorge Chaskelman do Aquiraz Riviera afirmou que devido ao sistema racional utilizado pelo empreendimento eles estão usando apenas a metade do que está autorizando a COGERH, ou seja cerca de 30 litros/segundo.

Ficou acordado ainda por votação pelos membros da comissão gestora que haverá o aumento da vazão do açude Catu Cinzenta para a lagoa do catu, de 80 para 125 litros por segundo.


Nenhum comentário: