sábado, 16 de março de 2013

Após ouvir comentário sobre seu peso, paulista consegue perder 73 kg



Viviani decidiu mudar seus hábitos após comentário de uma amiga da mãe.
‘Ela é tão bonitinha. Por que não emagrece?’ foi a frase que a fez mudar.

Mariana PalmaDo G1, em São Paulo
Viviani perdeu 73 kg em pouco mais de um ano  (Foto: Arquivo pessoal)Viviani perdeu 73 kg em pouco mais de um ano
(Foto: Arquivo pessoal/Viviani Oliveira)
‘Ela é tão bonitinha, tenho dó. Por que ela não emagrece?’ – após ouvir esse comentário de uma amiga de sua mãe, Viviani Cassia Oliveira, de Jaboticabal, interior de São Paulo, decidiu que era hora de mudar seu estilo de vida.
Na época, com 26 anos, ela resolveu ir a uma farmácia se pesar e o resultado da balança foi um susto: 150 kg. “Pensei que estava com 120 ou 130 kg, no máximo. Quando vi meu peso, fiquei sem chão, não imaginava que tinha chegado a esse ponto”, lembra.
Viviani lembra que já era gordinha na adolescência, mas foi ganhando cada vez mais peso por causa do sedentarismo e dos maus hábitos alimentares. “Comia mais de meia pizza e só um lanche não me sustentava”, conta. Por causa do excesso de peso, ela acabou se isolando e encontrou refúgio nos relacionamentos pela internet. “Tinha vergonha e andava sempre com a cabeça baixa, não gostava de sair. Minha vida era a internet e tinha amigos de várias cidades do Brasil que sempre me incentivaram”, diz. “Acho que perdi um pouco da minha vida por isso, devia ter saído e me divertido mais”, avalia.
Por causa do excesso de peso, ela se isolou e encontrou refúgio nos relacionamentos virtuais; fotos mostram antes e depois (Foto: Arquivo pessoal)Por causa do excesso de peso, ela se isolou e encontrou refúgio nos relacionamentos virtuais; fotos mostram antes e depois (Foto: Arquivo pessoal/Viviani Oliveira)
Em novembro de 2011, ela deu o primeiro passo para a mudança de seu estilo de vida. “Cortei massas, doces, refrigerantes e passei a comer mais frutas, integrais, sucos e iogurtes a cada 3 horas”, lembra. As duas primeiras semanas foram difíceis para acostumar o corpo de Viviani à nova dieta, mas ela conseguiu se manter no seu objetivo. “Meu organismo se chocou tanto com aquilo que no primeiro mês já tinha emagrecido 10 kg”, conta a paulista. A perda de peso do primeiro mês serviu como um incentivo, principalmente para ajudá-la a superar as guloseimas do fim do ano. “Era na época do Natal e do Ano Novo, mas consegui me controlar”, lembra.
Um ano depois da mudança na alimentação, ela resolveu entrar na academia para ajudar na perda de peso - combinação que a fez chegar aos 77 kg, quase metade do peso que tinha anteriormente. “Fazia 2 horas de exercícios por dia de terça a sábado”, conta. Por causa da atividade física, Viviani começou a perder medidas e fortalecer os músculos. “Consegui usar calças que não cabiam. Além disso, anéis e pulseiras que não cabiam em mim, também começaram a servir”, diz.
Devido à perda de medidas, ela conseguiu sair às compras com muito mais facilidade. “Antes, eu mandava fazer roupas e colocava qualquer coisa para sair. Hoje, gosto de me arrumar e de me cuidar e qualquer peça da loja serve”, comemora. O novo jeito de se vestir logo trouxe resultado e Viviani conheceu seu atual namorado quando começou a sair com os amigos. “Criei coragem para conversar com outra pessoa e estamos juntos há 5 meses”, conta.
Além dos benefícios exteriores, ela teve também uma grande melhora interior e em sua saúde – a falta de fôlego e o cansaço que eram comuns foram substituídos por uma enorme disposição e força de vontade. “Tenho pique para tudo hoje. Fora isso, minha pressão está controlada e durmo como um anjo”, revela satisfeita.
As pessoas não acreditam quando vou a um rodízio de pizza e fico só olhando as pessoas comerem. Faço isso porque sei que, se comer, não serão só dois pedaços"
Viviani Cassia Oliveira
Viviani acredita que, para ter sucesso, é preciso ter foco e disciplina. “As pessoas não acreditam quando vou a um rodízio de pizza e fico só olhando as pessoas comerem. Faço isso porque sei que, se comer, não serão só dois pedaços”, avalia. Para ela, o maior erro das pessoas é acreditarem que podem voltar a comer normalmente depois da perda de peso. “Tem que mudar e comer só pelo momento, não pelo dia inteiro”, recomenda.
Pouco mais de um ano depois, aos 28 anos, ela diz que pretende levar o novo estilo de vida para toda sua vida. “Não quero voltar a ser como eu era antes, me privava muito de várias coisas”, avalia. Viviani acredita que o excesso de peso atrapalhou, inclusive, na busca por um emprego. “Mandava currículos, mas nunca me chamavam. Agora estou animada para conseguir um trabalho e ganhar dinheiro para fazer uma cirurgia para reparar a pele nos meus braços e seios”, finaliza, esperançosa.
Viviani diz que o segredo para emagrecer é ter foco e disciplina: "não quero voltar a ser como era antes", diz (Foto: Arquivo pessoal)Viviani diz que o segredo para emagrecer é ter foco e disciplina: "não quero voltar a ser como era antes", diz (Foto: Arquivo pessoal)

 

Nenhum comentário: