sábado, 2 de fevereiro de 2013

DEMUTRAN DE AQUIRAZ CONTROLA TRÁFEGO NA AV. NOSSA SRA DE LOURDES.

O Departamento Municipal de Trânsito de Aquiraz, sob a tutela do novo Comandante, Coronel Wagner Augusto, armou a partir do início da semana  uma barreira com vários Cones em frente à Escola de Ensino Profissionalizante Alda Façanha, na Av. Nossa Senhora de Lourdes.


O Motivo é que com a retirada dos fotossensores, muitos veículos  estavam sendo conduzidos em alta velocidade, aumentando em muito o risco de acidentes naquele local, inclusive para os alunos ao siar ou entrar na escola.
 Segundo o Coronel Wagner Augusto, responsável pelo Demutran, não se trata de blitzes e nem os motoristas estão sendo abordados, porém um agente é mantido no local para prestar alguma ajuda caso seja necessário.
 Os fotossensores foram  desligados no último mês de dezembro e depois removidos por ordem judicial até que se faça um estudo que resulte num projeto mais detalhado e específico sobre a necessidade das máquinas em cada ponto.



Quem sofreu multa gerada por eles terá seu dinheiro devolvido, ao recorrer.

Ver matéria do Dn abaixo.


Retirados fotossensores de Aquiraz

06.01.2013

Os valores, que por ventura foram pagos pelos condutores multados, serão devolvidosAo todo, o construtor Francisco Carlos Abreu Fernandes, de 49 anos, acumulou, durante dois meses, 22 multas por excesso de velocidade. "Isso só no meu veículo particular, sem contar com as da topique para uso do transporte dos funcionários", disse.

No local onde anteriormente estavam instalados os fotossensores, restam apenas os buracos da base do equipamento Foto: JL ROSA

Situações como a de Fernandes são comuns em Aquiraz, onde foram instalados sete fotossensores sem nenhum registro de estudo prévio. Por esse motivo, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPE) requereu à Justiça a suspensão da cobrança de multas já lavradas e decorrentes dos equipamentos eletrônicos, assim como foram retirados todos os equipamentos.

A Ação Civil Pública com pedido de antecipação de tutela foi ajuizada no último dia 14, pelo promotor de Justiça Ricardo Rabelo de Moraes.

A fiscalização do trânsito local é gerenciada pela Prefeitura Municipal de Aquiraz, sob os cuidados do Departamento Municipal de Transito (Demutran).

Necessidade
Como não foi registrado estudo prévio para a colocação dos medidores de velocidade na região, o MPE requer também que sejam desligadas as lombadas eletrônicas até a conclusão dos estudos técnicos que justifiquem a necessidade de fiscalização no trecho da via escolhido, bem como a declaração de nulidade das multas registradas pelos equipamentos instalados de maneira irregular.

Os valores, que por ventura foram pagos pelos cidadãos multados, serão, consequentemente, devolvidos, pois foram cobrados indevidamente. Apesar de a medida ser boa para uns, para outros, gera preocupação. Pois, segundo o comerciante Flávio Miranda do Nascimento, de 63 anos, o trânsito em Aquiraz requer sinalização e fiscalização constante. "Aqui observa-se, a qualquer hora do dia, uma série de imprudências".

Nenhum comentário: