sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Chove em 63 municípios e agricultores se animam



Chuvas registradas em 63 municípios

Tempo fechado em alguns municípios da Zona Norte do Estado, com chuvas torrenciais, foi registrado ontem no Estado. Em Granja, as precipitações atingiram 84 milímetros, sendo a segunda maior chuva do dia

Iguatu Voltou a chover de forma isolada em várias regiões do Ceará. As maiores precipitações foram registradas na Zona Norte. A pluviometria mais intensa verificou-se em Barroquinha, 102 mm, seguido de Granja com 84mm, e Chaval com 62 mm. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitação em 63 municípios cearenses, dando início a quadra chuvosa.

De acordo com a meteorologista da Funceme, Cláudia Rickes, para as próximas 72 horas a tendência é de ocorrência de chuvas isoladas, com predominância para o litoral e região Norte. "A Zona de Convergência Intertropical está se aproximando do Estado e o litoral, Serra da Ibiapaba e Maciço do Baturité são as áreas com maior tendência de registro de precipitações", explicou. "Se não houver nenhum novo fenômeno atmosférico, o quadro atual deve permanecer até amanhã (sábado)".

A meteorologista adiantou que as condições de temperatura do Atlântico Norte estão evoluindo, embora de forma lenta, mas favorável para ocorrência de precipitações para o Ceará. "A temperatura do Atlântico Norte está neutra para fria e do Atlântico Sul aquecendo, caracterizando um dipolo negativo", explicou. "Se essa evolução continuar, favorece que a Zona de Convergência Intertropical oscile para o Sul e ocorram chuvas no Estado".

A temperatura do Oceano Pacífico permanece neutra, não se caracterizando efeitos La Niña ou El Niño. Por enquanto, as precipitações estão bem abaixo da média no Ceará. Na primeira quinzena de fevereiro, o mês que assinala o início da quadra chuvosa no Estado, as chuvas ficaram 82% abaixo da média histórica para o período. "Normalmente, as chuvas intensificam-se a partir da segunda quinzena", disse Cláudia Rickes.

A Funceme registrou, ontem, chuva em 63 municípios. As dez maiores precipitações, além de Barroquinha, Granja e Chaval, ocorreram em Uruoca (55mm), Granja (51mm), Jijoca de Jericoacoara (36mm), Cariús (34mm), Farias Brito (32mm), Milagres (31mm), e Pacatuba (25mm). Enquanto os técnicos e cientistas avaliam dados meteorológicos e definem probabilidades de precipitações, acima, abaixo ou dentro da média histórica, o agricultor olha para o céu diariamente e espera a intensificação das chuvas com a fé de um sertanejo que não costuma perder a esperança com facilidade. "A situação está difícil, mas temos de acreditar que teremos um bom inverno", disse o produtor rural, Manoel Ribeiro Filho "O ruim é que até agora não choveu o suficiente para o pasto e se continuar assim o gado vai morrer de fome como já está acontecendo".

As sementes do Programa Hora de Plantar já chegaram às mãos dos agricultores após distribuição feita pela Ematerce no Ceará. Entretanto, os produtores rurais aguardam o início da quadra invernosa e a umidade suficiente do solo para começar o cultivo dos grãos. "Consideramos uma decisão acertada, antecipar a entrega das sementes, porque quando chover o agricultor sabe a hora de plantar", disse a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Natália Feitosa. "Tomara que a chuva chegue logo, pois o quadro é de preocupação".

Mesmo com as dificuldades decorrentes da estiagem, alguns já começaram a preparar a terra para o plantio de milho, feijão e sorgo forrageiro. "Quem vive da agricultura não pode esperar, tem de arriscar todos os anos, quer tenha seca ou inverno", disse o diretor de Políticas Agrícolas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Sebastião Alves.

Na maioria dos municípios do Ceará, a terra permanece seca e sem pastagem natural. A seca se arrasta desde 2012. Os pequenos reservatórios já secaram. Não há pastagem nativa, pois as chuvas verificadas nas duas últimas semanas foram de baixa pluviometria e localizadas. A esperança dos agricultores é que até o fim de fevereiro, as condições climáticas melhorem.

CHUVAS NO CEARÁ

Municipio     mm

Barroquinha ............................................ 102

Granja .......................................................... 84

Chaval ..........................................................62

Uruoca ......................................................... 55

Camocim .....................................................51

Jijoca de Jericoacoara ......................... 36

Cariús ........................................................... 34

Farias Brito ................................................ 32

Milagres ...................................................... 31

Pacatuba .................................................... 25

Viçosa do Ceará ...................................... 25

Maranguape ............................................ 23

Acaraú ........................................................ 22

Missão Velha .......................................... .21

Uruoca ...................................................... .18

Itaitinga......................................................18

Martinópole..............................................17

Tianguá........................................................16

Ibiapina.........................................................15

Coreaú...........................................................14

Fonte: Funceme

Mais informações

Funceme - Fortaleza
Fone: (85) 3101. 1117
Avenida Rui Barbosa, 1.246
Bairro Aldeota

Fonte: Dn

Nenhum comentário: