sábado, 26 de janeiro de 2013

Aquiraz sedia reunião do núcleo do Território Metropolitano José de Alencar- TMJA.




 O Secretário de Desenvolvimento agrário e pesca de Aquiraz e mais 09 secretários de agricultura da Região Metropolitana estiveram reunidos nesta quinta- feira, 24/01, das 9 ás 15na  Escola Estadual Alda Façanha em Aquiraz.
O Município sediou  a 1ª Reunião do Núcleo do Território Metropolitano José de Alencar, que é formado  pelos municípios de Aquiraz, Horizonte,  Chorozinho, Pacajus, Guaiúba, Pacatuba, Maranguape, Maracanaú,  Caucaia e Itaitinga e apoiado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará.
Os participantes tiveram a oportunidade de opinar, oferendo sugestões que foram registradas e que serão acrescentadas aos objetivos do TMJA- Território  Metropolitano  José de Alencar.
O Objetivo desta reunião foi aproximar os representantes de cada município que compõem o território para articular a construção coletiva de um Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável.
 Fotos: Edson Filho
Estiveram presentes, o secretário de Desenvolvimento Agrário e Pesca, Vinícius Guimarães ;o secretário adjunto ,Djalma Tomé dos Santos; Francisco Sombra, Delegado Federal do Ministério do Des. Agrário; Marcos Castro, secretário executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural; e os secretários de agricultura dos seguintes municípios: Eliel de Jesus, de Itaitinga; Francisco José de  Sousa, de Horizonte ; Francisco de Assis Paulino, de Guaiúba; José Sinval Filho, de Pacajus; Cláudio Henrique Chaves, de Pacatuba; Evandro Marinho, de Chorozinho ; Irineu Rocha, de Caucaia e Antônio Almeida , de Maranguape.
Compareceram ainda ao evento, o Chefe da Ematerce de Maracanaú, Elderi Pimenta; Jeosafá Martins, articulador do Instituto Agropolos; Eliziário  Maia, Vereador de Maranguape; Regilane Ferreira, assessora Territorial da SDA- Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, bem como, representantes da sociedade civil, presidentes de associações, agricultores e pescadores.
Aquiraz conta com 04 cadeiras no núcleo dirigente, que é composto de 40, sendo 04 de cada município, 02 do  poder público e 02 da sociedade civil.

Secretário de Des, Agrário e Pesca de Aquiraz, Vinícuis Guimarães
Dois representantes de Aquiraz estão em atividade, são: Edna Taveira, assessora da  Secretaria de Des. Agrário de Aquiraz e  Antônio José da Costa, representante da Associação dos Quilombolas de Aquiraz.
O secretário de Desenvolvimento agrário de Aquiraz, Vinícius Guimarães, disse que  fará todo o possível para desenvolver  a agricultura e dar um incremento na pesca na Região, já que o território de Aquiraz tem potencial de crescimento nesses dois setores.

Jeosafá Martins do Instituto Agropolos disse que esse momento foi muito proveitoso para avançar nas  discussões que vão contribuir para  que esse território passe a ser reconhecido pelo MDA- Ministério do Desenvolvimento Agrário e assim, haja mais aporte de recursos para estes 10 municípios.
Francisco Sombra, representante do MDA- Ministério do Desenvolvimento Agrário  lembrou que atualmente a Região Metropolitana, quase na sua totalidade para o Governo Federal, está fora do Padrão de municípios que são beneficiados com os recursos da agricultura familiar, e é exatamente a partir de construções como essas, através de seminários, reuniões, congregação entre sociedade civil e poder público que serão reconstruídas as políticas públicas que colocarão Aquiraz e os outros nove municípios que formam o TMJA  entre os municípios que passarão a receber recursos voltados para a área  rural, para que aqueles que vivem uma relação de trabalho e geração de renda com a agricultura e atividades afins possam ter suas necessidades atendidas

Mais Informações.
Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará.
Av. Bezerra de Menezes, 1820- São Gerardo.
Fortaleza- CE, Tel.85- 3101.8017.





Nenhum comentário: