quarta-feira, 4 de abril de 2012

Vereadores tentam encontrar meio de minimizar problema do aterro

Em reunião que durou mais de 03 horas na ultima terça, 03 de abril os vereadores  de Aquiraz, juntamente com o Secretário de Meio Ambiente de Aquiraz, Francisco Cabral,  provocados por representantes  da sociedade civil, Padre Farias e Prof. Luciano, discutiram amplamente o que se pode fazer para se não solucionar, pelo menos diminuir o impacto negativo que o aterro sanitário do Machuca vem causando com todo o mau cheiro e contaminação do lençol freático do entorno.
Alguns fatos vieram à tona e que ajudarão a dar seguimento ao processo de extinção do aterro EXPLORADO, no verdadeiro sentido que a palavra requer, pela empresa CONSTRUTORA  MARQUISE que já virou um lixão.
Alguns desses fatos;
1- A Marquise pode depositar Lixo particular(Não Público) não só de Aquiraz e Eusébio, mas pasmem: De Qualquer Origem que ela queira trazer, e isto está no contrato com o município de Aquiraz, assinado com o nosso poder Público.
2- AVida útil do aterro está vencida há mais de 04 anos, ou seja há cerca de 05 anos ele não deveria mais estar recebendo lixo, já era para estar fechado.
3-O Contrato de exploração já está acrescido de 05 aditivos, ou seja, no entender de qualquer pessoa sensata e imparcial já não era para ser renovado sem que se fizesse uma  análise do mal que está causando à população do município.
4 - A Prefeitura tem sim poder de impor condições à MARQUISE, ao contrário do que se pensava até ontem, pois os celebrantes do Contrato  que tanto mal está causando à população, são Governo MUNICIPAL X MARQUISE.

E A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR É: PORQUE SEMPRE SE DIZIA QUE O RESPONSÁVEL É O ESTADO???
Padre  Farias apelou para o bom  Senso dos poderosos
        Cláudio Diógenes, Maurício Matos e Jair Silva  também são muito interessados  no assunto.                        
O Secretário Cabral Chegou a dizer que até o Final do Ano Nada Poderia ser Feito.
        A Vereadora Neide  e Airton Assunção também participaram do debate, já Ivete..

Agora os vereadores vão atrás da verdade dos fatos, pelo menos foi  isso que eles disseram e que ficou acordado.
Que uma solicitação será feita ao poder público municipal pela Câmara, para que se analise esse contrato e se tente diminuir os prejuízos da população que está pagando caro com problemas de saúde evitáveis.
Os Vereadores que debateram o assunto e que não pouparam  indagações a Francisco Cabral, foram: Jair Silva, Cláudio Diógenes, Airton Assunção e em escala menor, Neide Queiroz.

Nenhum comentário: