segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Antiga Casa Tia Laura dará lugar à Casa do Professor

Quem passa pela Praça das Flores dede  o dia 25 de Novembro  último não pode deixar de notar que o Antigo Prédio onde funcionou por vários anos a Casa dos Idosos Tia Laura, não mais existe.
Ali será erguida a Casa do Professor, um Centro de Treinamento e Capacitação que receberá o merecido nome de "Justiniano de Serpa", numa alusão e homenagem a este grande Aquirazense , nascido em 6 de Janeiro de 1852 .






A casa do professor será gerenciada pela Secretaria de Educação de Aquiraz e faz parte do programa de valorização dos servidores da Educação no Município que foi instalado desde o início da gestão de Edson Sá e que tem aumentado a auto estima e a motivação dos educadores da rede municipal de ensino.

A Construção deverá ser iniciada agora em dezembro.

Sobre  Justiniano de Serpa.


De origem humilde, trabalhou desde cedo juntamente com seu pai, Manuel da Costa Marçal. Transferindo-se para Fortaleza, começou a atuar como jornalista. Bacharelou-se em Direito na Faculdade de Direito do Recife, em 1888, quando já era conhecido na vida política e intelectual local.
Participou do Centro Literário e foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras, do qual é patrono da 22ª (vigésima segunda) cadeira, e, em 1922, foi o responsável pela sua reorganização.
Autor de diversas obras do campo do Direito, de ensaios e poesia. Destacam-se Oscilações (1883), O Nosso Meio Literário (1896) e Questões de Direito e Legislação (1920). Sua obra poética, ligada ao movimento abolicionista, do qual foi um dos mais ativos participantes, era essencialmente condoreira.
Iniciou a vida política ainda durante o Império, sendo deputado geral entre 1882 e 1889 pelo Partido Conservador. Foi deputado federal pelo Pará, entre 1906 e 1919, tendo exercido papel importantíssimo como presidente da Comissão dos 21, responsável pela comissão para elaboração do Código Civil, baseada no projeto de Clóvis Beviláqua.
Em 1920, foi eleito presidente do Ceará, cargo que exerceu até a sua morte, em 1923.

Nenhum comentário: