segunda-feira, 14 de novembro de 2011

19º Festival Sete Sóis Sete Luas 2011 chegará em Aquiraz neste final de Semana.

Chegará  neste final de semana, dias 19 e 20 de Novembro,  O  Festival Internacional de Música, Sete Sóis, Sete Luas
O Sete Sóis Sete Luas, este ano na sua 19ª edição, é promovido por uma rede cultural de vinte e cinco cidades de dez países do Mediterrâneo e do Atlântico - Brasil, Cabo Verde, Croácia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos e Portugal - e tem como principal objetivo o diálogo intercultural através da realização de projctos de música popular e de artes plásticas, com a participação de grandes figuras da cultura mediterrânica e atlântica.
Em Aquiraz , o palco do evento será  o Teatro  Tapera das Artes, às 21:30 e a entrada é Franca.
A Promoção do evento é Ong Cultural Tapera das Artes.
Duas atrações internacionais movimentarão o evento




 Aqui no Brasil! Aquiraz, a bela e pacata cidade onde a história do estado do Ceará começou a ser escrita, será o palco mágico dos envolventes concertos dos dias 19 e 20 de Novembro.
Os dois grupos que animarão as noites loucas de musica mediterranânica são duas revelações da Word Music contemporânea, um grupo chega dos Países Bascos e o outro da Itália. São os inesquecíveis Korrontzi dos Países Bascos e os calorosos Kamafei da Apúlia.
Nascido em 2004, Korrontzi é um caso único de notoriedade entre a nova música do País Basco. Mistura a tradicional “trikitilari” (concertina local) com arranjos originais e uma escola de dança contemporânea e tradicional, a “Oinkari Dantza Taldea”, onde pares de bailarinos ensaiam com sucesso os passos do fandango basco: a plasticidade das danças ajuda fenomenalmente a música.
«Kama fei» na antiga lingua do Salento (Apúlia), o «griko», quer dizer «calor que passa», o calor que nasce dos instrumentos entre o antigo e o moderno, o calor do público quando dança com a música dos Kamafei. O calor do pandeiro e do violino se juntará com o calor do publico brasileiro para uma verdadeira festa dançante.
A Atração Local será Ítalo e Reno.

É Imperdível.


Sobre a Tapera das Artes.
Desde 1997 a ONG Tapera das Artes aposta no projeto de educar com arte os jovens, estimulando o talento e dons artísticos das crianças e adolescentes de Aquiraz, a 28 km de Fortaleza-CE. A primeira turma formada com 40 alunos que estudavam pífano regou essa idéia, viu brotar sementes, rendeu frutos e se multiplicou. Hoje, a Tapera atende 750 jovens que também aprendem artes, entre elas, a de transformar os sonhos conjuntos em realidade. São duas unidades, com aulas de teatro, percussão, violão, violino, acordeom e pífano.

Com a proposta de melhorar as perspectivas de vida dos  adolescentes de Aquiraz e disponibilizar qualificação nas formas contemporâneas do fazer artístico, a ONG Tapera das Artes investiu em um Núcleo Tecnológico.

Ainda construindo sonhos e reafirmando uma nova realidade, a ONG passa a oferecer, a partir do segundo semestre, o Teatro da Tapera das Artes, que promete ser um dos mais modernos equipamentos cênicos do Nordeste. A
população local e visitantes contam também com equipamentos que permitem pesquisa e valorizam a cultura tradicional do lugar, que são o Memorial do Povo de Aquiraz e a discoteca Músicas do Mundo.

O trabalho realizado pela Tapera das Artes é reconhecido nacionalmente e já rendeu à ONG cearense a menção honrosa do Prêmio Itaú-UNICEF, em 2001 e 2003, e ficou entre os semifinalistas da segunda edição do premio do Ministério da Cultura “Cultura Viva”, em 2007, quando concorreu com mais de 8 mil ONGs. Hoje, é uma das instituições beneficiadas pelo projeto Criança Esperança, da Rede Globo, e parceira do Instituto Ayrton Senna, por compartilharem a crença de que a arte é  uma via privilegiada para o desenvolvimento humano das novas gerações.

As primeiras crianças beneficiadas pela Tapera das Artes cresceram junto com a ONG e hoje integram a sua equipe de arte-educadores, que, além dos professores e monitores, conta com psicólogo e assistente social. A valorização da cultura local e o desenvolvimento da auto-estima vêm
permitindo que estes meninos participem de projetos artístico-culturais criados na própria Tapera, que já produziu quatro CDs, oito DVDs, duas publicações pedagógicas e o mapeamento cultural de Aquiraz, que resultou no “Memorial do Povo de Aquiraz”, um mini-museu formado por peças adquiridas durante a pesquisa para o mapeamento .

Os quatro CDs perpassam a própria história da Tapera ao resgatar a tradição sonora do povo de Aquiraz. O CD intitulado “Sons e Sonhos” traz a trilha sonora do espetáculo com o mesmo nome; o “Grupo de Chorinho da Tapera das Artes” foi gravado pelo grupo da oficina de cordas; o “Coco do
Iguape” é formado por pescadores que executam a dança do coco, e “Tradições Orais” é uma  sistematização de toda a produção sonora dos grupos artísticos do Aquiraz.

A produção de DVDs conta com o “Vídeo Institucional da Tapera das Artes”, os registros dos espetáculos “Sons e Sonhos” e “I Mostra Tapera das Artes”, e documentários temáticos, sobre a história de Aquiraz, a vida do jangadeiro, a mulher rendeira e sobre os engenhos, além de um portifólio sobre o Laboratório de Animação em Cinema e Vídeo em 3D da Tapera das
Artes


Tapera lançou duas publicações pedagógicas, “Referencial Pedagógico Tapera das Artes” e “Livro Didático Descobrindo e Construindo Aquiraz”, além de ter produzido um mapeamento cultural de Aquiraz que levantou todas as manifestações artísticas, religiosas e etnográficas, de modo a
reconstituir a história viva do município, difundindo, preservando e salvaguardando o patrimônio cultural de Aquiraz.

Em 2009, a instituição foi selecionada como Ponto de Cultura (Programa do Governo Federal). No segmento de Apresentações Artísticas realizou o Festival Sete Sois Sete Luas e passou a integrar essa Rede Internacional que envolve 30 cidades de 10 países.

Nessa longa caminhada, a Tapera das Artes vem contando com a parceria constante de importantes organizações: Instituto Ayrton Senna, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Companhia Energética do Ceará (Coelce), Banco do Nordeste (BNB) e Ministério da
Cultura(MINC), Secretaria de Cultura do Estado(SECULT).

Nenhum comentário: