quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ladrões de banco capturados



Publicado em 15 de setembro de 2011 
  • Imprimir
  • Enviar
  • Aumentar
  • Diminuir
  
Clique para Ampliar
O Gol vermelho havia sido identificado anteriormente pela Polícia como o veículo utilizado nas fugas após os assaltos contra bancos. Ontem, o automóvel foi localizado pela Polícia 
MARILIA CAMELO
Clique para Ampliar
A agência do banco do Brasil de Aquiraz seria mais um ´alvo´ dos delinquentes. O grupo invadiu o prédio ainda na madrugada de quarta-feira, mas o alarme disparou e a Polícia Militar agiu rapidamente
Clique para Ampliar
Joelino Costa da Fonseca, o Juca, foi capturado pelos agentes da Coin fotos: divulgação
DIVULGAÇÃO
Clique para Ampliar
Francisco Anderson Silva de Sousa, o Zé da Barra, é tido como um dos chefes do grupo
Clique para Ampliar
Antônio Carlos dos Santos, o Tornado, continua sendo procurado pela Polícia Civil
Grupo começou a ser desarticulado ainda na madrugada, quando tentou explodir caixas da agência do BB de Aquiraz
Oito homens foram presos, entre a madrugada e a tarde de ontem, acusados de integrarem uma quadrilha acusada de assaltos e arrombamentos de caixas eletrônicos ocorridos nos últimos meses na Grande Fortaleza. A operação policial para desarticular o bando começou por volta de uma hora da madrugada, quando três dos acusados estavam dentro da agência do Banco do Brasil, no Centro de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, e se preparavam para arrombar as máquinas de autoatendimento.

As câmeras de vigilância eletrônica da agência tinham sido desligadas e o trio estava com instrumentos como pé-de-cabra, chaves de fenda e espátulas de borracheiro que seriam usados para abertura dos caixas. O alarme do banco foi acionado e policiais militares rapidamente foram ao local, conseguindo capturar os três homens. Foram detidos Carlos Cardoso André, de Cuiabá, 36; Pedro Henrique de Castro, de Tocantins, 28; e Joab Ribamar de Almeida Melo, cearense, 25. O último foi capturado já na Rodoviária de Aquiraz, quando aguardava uma condução para Fortaleza.

O trio foi autuado em flagrante por tentativa de furto qualificado e formação de quadrilha pelo delegado Wagner Jorge Cavalcante que estava de plantão na Delegacia Metropolitana de Maracanaú. De acordo com as informações iniciais repassadas pela Polícia, Pedro Henrique é o homem da quadrilha especializada no ´corte´ das máquinas, utilizando maçarico. Joab era o homem que dirigia o Gol vermelho de placa NQQ-8413, que foi apreendido com o trio.

Ainda ontem pela manhã, o caso foi encaminhado para a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), que já vinha investigando a ação da quadrilha pelo Estado. Durante todo o dia, policiais da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e DRF continuaram as diligências à procura de mais envolvidos com o grupo.

Chefe

Ainda pela manhã, agentes da Inteligência prenderam o quarto integrante da quadrilha e tido como um dos chefes do bando. Trata-se do assaltante cearense Joelino Costa da Fonseca, o ´Juca´, já conhecido pela prática de crimes no Estado do Ceará. De acordo com a Polícia, a quadrilha desarticulada ontem é a mesma que arrombou dois caixas eletrônicos na sede da Secretaria de Saúde do Estado, no último dia 8, e a Secretaria Executiva Regional II, em agosto deste ano.

Outro ataque já confessado pelos criminosos foi contra um caixa eletrônico instalado em um posto de combustível na entrada da cidade de Horizonte, na RMF, no dia 8 de agosto. Na ocasião, os ladrões usaram dinamite para explodir o terminal. Além de artefatos, os ladrões usavam armas de grosso calibre e agrediram várias pessoas.

Investigação

"A partir de agora muita coisa será investigada pela delegacia Especializada. Estes homens podem ser os autores de outras diversas ações criminosas registradas na Capital e região metropolitana", disse o delegado Wagner Cavalcante.

E foi o que acabou acontecendo no decorrer do dia, quando os agentes da Coin e inspetores da DRF passaram a fazer diligências com base em informações reveladas pelos quatro homens já presos pela manhã

Por volta das 17 horas, uma equipe da Coin, com o apoio do Ronda do Quarteirão e do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque), deteve mais quatro suspeitos que estavam em um veículo Peugeot na Avenida Doutor Theberge, na zona oeste da Capital. Com os quatro acusados foram encontradas armas como pistolas.

O secretário da Segurança Pública, Francisco José Bezerra; e o comandante-geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias, acompanharam, durante todo o dia, o andamento da operação, sendo informados de todos os passos das diligências. Os dois acreditam que mais prisões ocorram. "Vamos desarticular a quadrilha inteira", disse Bezerra.

FERNANDO RIBEIRO/NATHÁLIA LOBOEDITOR DE POLÍCIA/SUBEDITORA

Nenhum comentário: