segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Satélite encontra antimatéria em volta do planeta Terra



Tânia Vinhas 12 de agosto de 2011
Cientistas italianos finalmente conseguiram comprovar a antiga teoria de que existem antiprótons ao redor do campo magnético da Terra. A antimatéria foi encontrada bem no meio de um monte de matéria normal, em uma área chamada Cinturão de Van Allen.
O detector Pamela (sigla para Payload for Antimatter Matter Exploration and Light-nuclei Astrophysics, um aparelho anexado a um satélite de observação russo lançado em 2006) localizou as partículas quando passou por uma região chamada Anomalia Magnética do Atlântico Sul. E os estudiosos ficaram bastante surpresos – havia milhares de vezes mais antiprótons do que o esperado.
É claro que as partículas de matéria estão em número muito maior que as de antimatéria (na proporção de milhares para um), mas ainda assim é uma quantidade suficiente para ser considerada “a fonte de antiprótons mais abundante perto da Terra”.
Alessandro Bruno, co-autor da pesquisa e doutor da Universidade de Bari, acredita que num futuro próximo esta antimatéria poderá ser a nova fonte de combustível para naves espaciais, ideia esta que já está nos planos da Nasa faz tempo.
Quer saber mais sobre esta pequena e poderosa partícula? Clique aqui e leia o que a SUPER já publicou sobre o tema.

Nenhum comentário: